BLOGGER FABIO LAZARINI

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

IRÃ DIVULGA IMAGENS DE AVIÃO ESPIÃO DOS EUA QUE CAIU NO DOMINGO (INTERNATIONAL NEWS)...



A imagem acima foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelo site da TV iraniana Nasim e mostra o que seria o avião espião dos Estados Unidos que caiu no Irã no domingo (4).

Ao lado da aeronave, de 26 metros, aparece uma bandeira dos Estados Unidos “estilizada”: rachada, com caveiras no lugar das estrelas e com a inscrição “A América não pode fazer nada” sobre ela.

A aeronave é do modelo RQ-170 Sentinel, construído pela Lockheed Martin, e pode ser adaptada para inúmeras tarefas, como fazer imagens em alta resolução e realizar medição de nível de radiação, funções que poderiam ajudar os EUA a obter mais detalhes sobre o programa nuclear iraniano.


Segundo a imprensa americana, o drone faria parte da frota de aviões espiões da CIA, a agência de Inteligência do EUA, e seria do mesmo modelo daquele usado em maio, quando os EUA realizaram uma operação secreta para matar o terrorista Osama bin Laden, chefe da rede terrorista Al-Qaeda.

Teerã afirma que derrubou a aeronave em um ataque realizado a 140 quilômetros da fronteira com o Afeganistão, mas os Estados Unidos dizem que não há indícios de que o drone foi derrubado.

No vídeo divulgado pela TV quem aparece em destaque é Amir Ali Hajizadeh, general-brigadeiro da Força Aérea da Guarda Revolucionária do Irã.


Segundo a agência de notícias iraniana Fars, Hajizadeh afirmou que a aeronave “caiu em uma armadilha” iraniana e foi derrubada com mínimo dano.


Também nesta quinta-feira (8), o The New York Times e o The Washington Post publicaram reportagens sobre o episódio. Segundo o NYT, a queda do avião revelou o programa secreto de espionagem contra o Irã.

De acordo com o Post, a existência do programa mostra que está ficando claro para o governo americano que simplesmente aplicar sanções ao Irã não funciona para que o país dos aiatolás abandone seu programa nuclear.

Mas ao mesmo tempo em que endossam o uso das sanções, o governo americano está ficando cada vez mais atento aos limites de tais medidas.


Um estudo do Congresso lançado nesta semana sugere que o Irã conseguiu limitar os danos das sanções internacionais a sua economia – em parte porque teve ganhos imensos com o preço do petróleo nos últimos anos.

E o estudo alerta que sanções mais duras contra as indústrias de petróleo e bancária do Irã poderiam elevar o preço do petróleo ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário