BLOGGER FABIO LAZARINI

domingo, 30 de outubro de 2011

RANDI ZUCKERBERG,IRMÃ DE MARK ZUCKERBERG,AGORA EM CARREIRA SOLO (ESTADOS UNIDOS)...

"Quem quer uma dose de tequila?", gritou Randi Zuckerberg por sobre o ruído de

"Baby One More Time", o tema de Britney Spears para um fim de relacionamento.

Era quase meia-noite, uma quarta-feira chuvosa de setembro, e mais de uma dúzia de convidados de Randi Zuckerberg, a irmã mais velha do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, lotava uma sala privativa do Japas 38, um clube de karaokê de Manhattan.

Os convidados aplaudiram quando a anfitriã ergueu uma garrafa de tequila e percorreu as mesas, servindo doses. O aroma era de cerveja chocha e molho shoyu.

Depois que o sal foi lambido, os copos de plástico virados e as fatias de limão espremidas, ela tomou o microfone e interpretou uma versão feroz de "I Will Survive".

Em agosto, Randi Zuckerberg, 29, deixou seu emprego no Facebook, do qual foi um dos primeiros 20 funcionários.

Quando deixou a companhia, ela ocupava uma diretoria de marketing. Nos dias iniciais do projeto, ela era presença constante e representava o irmão reticente nos contatos com a imprensa, ansiosa por saber mais sobre a companhia. Mais tarde, conquistou atenção (e nem sempre positiva) como cantora de uma banda formada por funcionários que costumava tocar nos eventos da empresa.

E foi dela a ideia do Facebook Live, o canal de vídeo do site social, que entre outras coisas realizou entrevistas conduzidas por executivos da empresa com Oprah Winfrey e o presidente Barack Obama.

Agora ela fundou uma empresa, a RtoZ Media, para ajudar outras companhias a aproveitar melhor a mídia social.

"Esta é a festa de lançamento de Randi Zuckerberg", ela declarou no karaokê, sorrindo.

Zuckerberg vive em uma casa alugada em Palo Alto, Califórnia, e suas ambições vão além da internet. "Quero apresentar um programa de entrevistas", ela disse, dois dias antes, no Mercer Hotel. Também quer cantar na Broadway.

E tem interesses filantrópicos: em sua passagem por Nova York, conduziu entrevistas on-line ao vivo com participantes da Clinton Global Initiative e compareceu a uma recepção de gala da ONU.

Mulheres mais velhas que servem como mentoras a aconselharam, diz Zuckerberg, a controlar o lado mais extravagante de sua personalidade, mas ela não seguiu o conselho. "Vivemos em um mundo novo, e nele uma mulher pode ser levada a sério e continuar fazendo aquilo que ama", disse.

Três semanas depois da noitada no karaokê, ela palestrou em uma conferência patrocinada pela Bolsa de Valores de Nova York. Depois viajou a Varsóvia para debater com 2.000 executivos de mídia e telecomunicações sobre mídia social.

E o espólio de Michael Jackson a contratou para apresentar um programa on-line na página do astro pop no Facebook.

"Todos os artigos escritos sobre mim até hoje me descrevem como Randi Zuckerberg, a irmã de Mark. Minha esperança é que um dia as pessoas tenham mais a dizer sobre mim", afirmou.

Zuckerberg nasceu em 1982 e passou infância em Dobbs Ferry, Nova York, uma cidade no vale do rio Hudson, a 40 minutos de Manhattan. Ela é dois anos mais velha do que Mark, e os dois têm mais duas irmãs, mais jovens.

Quando menina, ela estudou piano, mas o que queria mesmo era cantar. Matriculou-se na Universidade Harvard em 1999 e estudou psicologia depois de ser recusada pelo departamento de música, segundo ela porque sua técnica ao piano era deficiente. Mas continuou a cantar, sob o pseudônimo Randi Jayne.

Em 2002, seu irmão começou a estudar em Harvard. "Não sei se Mark e eu algum dia conversamos sobre os nossos sentimentos, mas estudamos em Harvard na mesma época e passávamos bastante tempo juntos", diz, acrescentando que "éramos bem próximos".

Ela se formou em 2003 (e o irmão abandonou a universidade sem concluir o curso). Randi se mudou para Nova York, onde foi contratada pela agência de publicidade Ogilvy & Mather, e em 2004 se tornou assistente de produção do programa "Forbes on Fox", com salário anual de US$ 32 mil.

Em 2005, Mark, que já havia trocado Harvard por Palo Alto e obtido US$ 12,7 milhões em capital para o Facebook, a contratou. "Ele ligou para nossa mãe e disse que estava preocupado porque minha carreira parecia empacada", conta Randi.

"E depois me convidou para ir à Califórnia e disse achar que eu gostaria de lá." O irmão lhe mandou uma passagem e, durante sua visita à empresa, pediu sua opinião sobre o design do logotipo do Facebook.

"Eu nunca tinha sido convidada a tomar uma decisão", disse Randi Zuckerberg, acrescentando: "Logo me entusiasmei com a coisa".

Na última noite de sua visita, ela foi ao escritório do irmão para negociar sua contratação. Mark, então com 21 anos, estava sentado à sua mesa e entregou uma folha de papel à irmã com duas linhas escritas.

A primeira informava o seu salário, e a segunda, o número de opções de ações que receberia. Ela rabiscou as opções de ações, dobrou o valor do salário e devolveu a folha. "Ele apanhou o papel e escreveu de novo a oferta original", ela conta. "E me disse para confiar nele, e que eu na verdade não queria o que achava querer."

Ela começou na empresa como executiva de marketing, mas não mencionava muito o fato de que era irmã do presidente.

Zuckerberg é bem parecida com o irmão --olhos grandes, nariz comprido e um corpo franzino. Mas é mais desenvolta e logo se tornou um contato informal na empresa para os jornalistas.

A conexão com o irmão teria bastado para chamar a atenção do vale do Silício, mas seu lado artístico não queria ficar na sombra. Em 2007, ela produziu um vídeo musical amador que circulou bastante, no qual satirizava a cultura das novas companhias do vale do Silício, e logo começou a tocar nos eventos da empresa.

"Randi sempre batalhou para o Facebook não se tornar um Google", disse Chris Kelly, antigo vice-presidente de questões de privacidade do Facebook.

Mas ela de vez em quando emitia notas dissonantes. Em sua festa de despedida de solteira, em 2008, no Hard Rock Hotel de Las Vegas --ela se casou com Brent Tworetzky, executivo do Chegg.com, um serviço de locação de livros didáticos, e os dois têm um filho de cinco meses,


Asher--, sua amiga Julia Allison, figura conhecida na internet, gravou um vídeo que mostrava Randi rebolando em um maiô branco justo à beira da piscina, usando uma tiara e um boá cor-de-rosa e dublando a canção "Chapel of Love".

Allison postou o vídeo on-line, que valeu muita zombaria para a amiga.

"Creio que no começo eu era um pouco irresponsável com a minha criatividade", diz Zuckerberg. "Não pensava muito em desenvolver minha marca pessoal ou em minha responsabilidade para com a empresa."

Se isso causou insatisfação ao irmão, ela diz que ele nunca tocou no assunto. Mas conta que ele expressou sua ira por um vídeo que ela postou em maio de 2009, no qual discutia a recepção menos que calorosa ao Facebook na convenção nacional do Partido Republicano.

"Mark não gostou disso e conversou comigo a respeito", ela diz.

A despeito desses tropeços, ela desenvolveu ou supervisionou muitos projetos de mídia e política ambiciosos para o Facebook. Em janeiro de 2009, a empresa e a CNN formaram uma parceria, e o discurso de posse do presidente Obama foi transmitido ao vivo via Facebook.


Zuckerberg foi indicada ao prêmio Emmy pela série "Vote 2010", da rede de TV ABC, que permitia aos usuários do serviço acompanhar a cobertura das eleições do ano passado no Facebook.

Ela diz que saiu "um pouco do esquadro" no ano passado e montou um estúdio improvisado em uma salinha na sede da empresa para gravar entrevistas com visitantes que atraíam o seu interesse.


Isso a levou a conduzir entrevistas on-line ao vivo para o Facebook em diversos eventos, entre os quais o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde entrevistou o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair.

"Se eu tivesse informado o comando da empresa sobre o conceito ou a teoria, eles teriam recusado", diz ela. "Quando as pessoas perceberam o que eu estava fazendo, era tarde demais."

No começo deste ano, ela diz que começou a perceber que muitos dos projetos que propunha estavam sendo entregues a outras equipes para que os administrassem, sem a sua anuência. "Isso foi um pouco frustrante", conta, e acrescenta que não discutiu a situação com o irmão.


Mas, à medida que o Facebook se tornava mais burocrático, o espaço para uma personalidade como a dela parecia diminuir. "Para mim, tentar manter a discrição sempre foi muito difícil", conta.

Por isso, ela decidiu pedir demissão. E conta que recentemente aconselhou Arielle, sua irmã mais nova, que trabalha para a Wildfire Interactive, uma companhia de software de Redwood City, Califórnia, que não deveria trabalhar para o Facebook antes de estabelecer reputação própria.

RAIO X RANDI ZUCKERBERG

IDADE
29 anos

EMPREGO ATUAL
Executiva-chefe da RtoZ Media

GRADUAÇÃO
Psicologia em Harvard

CASADA COM
Brent Tworetzky, executivo do Chegg.com

MORA EM
Palo Alto, na Califórnia

NÚMERO DE MORTOS POR TERREMOTO NA TURQUIA SOBE PARA 601 (INTERNATIONAL NEWS)

imagens de arquivo

O terremoto que afetou no domingo passado a província de Van (leste da Turquia) deixou 601 mortos, cinco a mais que o número anterior, anunciou a unidade de emergência do governo turco.

Pelo menos 4.150 pessoas sofreram ferimentos em decorrência do sismo de magnitude 7,2.

O tremor destruiu milhares de casas em Van, que fica próxima da fronteira com o Irã.

Apenas na cidade, a capital regional, mais de 5.000 edifícios desabaram, levantando uma nova polêmica sobre a falta de respeito às normas de prevenção aos tremores e a honestidade dos construtores.

No total, 231 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros, anunciou o vice-premier Besir Atalay.

Na sexta-feira, um menino de 12 anos foi resgatado depois de passar 108 horas sob os escombros de um prédio.

TEMPESTADE DE NEVE FORA DE ÉPOCA ATINGE COSTA LESTE DOS ESTADOS UNIDOS...

Uma rara tempestade de neve em outubro avançou sobre a Costa Leste dos Estados Unidos no sábado, causou ao menos três mortes, deixou mais de dois milhões de famílias sem energia elétrica e forçou o cancelamento de voos de dezenas de companhias aéreas.

Nova York, Nova Jersey, Connecticut e Massachusetts declararam estado de emergência do clima, devido à tempestade. "Esperamos que a neve continue a cair de Nova York até Maine. Até amanhã de manhã a maioria das áreas estará coberta," disse o meteorologista da AccuWeather Alan Reppert.

Estradas escorregadias causaram o acidente e morte de um homem dirigindo em Colchester, Connecticut, segundo Scott DeVico, porta-voz do Departamento de Gerenciamento de Emergências local. Em Temple, na Pensilvânia, um homem de 84 anos de idade foi morto quando uma árvore caiu sobre sua casa durante a nevasca, segundo o departamento de polícia.

Um homem de 20 anos também morreu eletrocutado em Springfield, Massachusetts, ao descer de seu carro e tocar uma cerca eletrificada, informou a polícia.

Embora neve em outubro não seja sem precedentes, esta tempestade deve bater recorde em termos de totais de neve.

A tempestade, que começou excepcionalmente cedo, quebrou um recorde de 1925 para o Central Park de Nova York, afirmou o AccuWeather. Também nevou na capital dos EUA, Washington.



QUEDA DE ENERGIA

Falta de energia generalizada causada pela neve, gelo e queda de árvores foi relatada a partir do Mid-Atlantic até a região da chamada Nova Inglaterra, deixando milhões de consumidores no escuro.

Em algumas áreas, as interrupções foram maiores do que as causadas pelo furacão Irene, que deixou 5 milhões no escuro ao atingir a costa leste no final de agosto.

O aeroporto Internacional da Filadélfia e aeroportos de Nova York registraram atrasos. Ao menos mil voos foram cancelados. O aeroporto Teterboro, em Nova Jersey, foi fechado. "É uma tempestade forte para outubro," disse o meteorologista Paul Walker. "Nós não costumamos ver tempestades dessa intensidade."




"OCUPE WALL STREET"

Em Nova York, a neve e o frio testaram a determinação dos manifestantes do "Ocupe Wall Street," que protestam no local contra a desigualdade econômica.

Atingidos por ventos fortes, os manifestantes buscaram proteção em suas barracas instaladas no distrito financeiro de Manhattan, onde o movimento montou um acampamento há seis semanas, provocando dezenas de ocupações similares nos EUA e outros países.

"Nós sabíamos que isso seria difícil. Nós não começamos isso como um verão do amor, é o inverno do descontentamento," disse Alan Collinge, 41, colocando a cabeça para fora da barraca.

Cidades ao longo da Costa Leste incluindo Allentown, Boston e Nova York têm normalmente a primeira queda de neve a partir do fim de novembro a meados de dezembro, segundo o Weather Channel.

SOBE PARA 381 O NÚMERO DE MORTOS NAS INUNDAÇÕES NA TAILÂNDIA (INTERNATIONAL NEWS)

Moradores de Bancoc utilizam pequena embarcação

para se locomover nas ruas da cidade alagada

As autoridades da Tailândia aumentaram neste domingo para 381 o número de mortes causadas pelas inundações que afetam províncias do planalto central e áreas de Bancoc, onde, segundo as autoridades, a situação tende a melhorar nos próximos dias.

O Centro para a Prevenção e Combate de Desastres disse que outras duas pessoas permanecem dadas por desaparecidas e que 144 comarcas de 26 províncias continuam alagadas.

Em Bancoc -- da qual, de acordo com informações publicadas pela imprensa local, saíram durante os últimos cinco dias cerca de um milhão de moradores do total de 12 milhões que povoam a metrópole -- as inundações afetam nove distritos dos 50 nos quais está dividida.

A primeira-ministra, Yingluck Shinawatra, pediu ao povo de Bancoc para ter paciência e condenou a destruição de alguns diques de proteção por parte de grupos de moradores irritados pela gradual alta do nível de água em seus bairros.

Estas inundações, consideradas as piores registradas no país asiático no meio século, obrigaram mais de 150 mil pessoas a se refugiar em abrigos improvisados.

O desastre, cujo custo econômico ultrapassará os US$ 6 bilhões, começou no final de julho com o transbordamento de rios e pântanos do norte e da região central, por causa das fortes chuvas da monção e de três tempestades tropicais seguidas.

O número de pessoas prejudicadas pelas inundações ronda os 2,5 milhões e pelo menos 700 mil receberam atendimento médico por causa de infecções e outras doenças contraídas por contato ou consumo de água contaminada.