BLOGGER FABIO LAZARINI

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CRIANÇA GANHA INDENIZAÇÃO DE R$ 45 MIL POR ERRO EM CIRURGIA...

A Justiça do Paraná condenou nesta sexta-feira um hospital de Curitiba, um plano de saúde e um médico a pagar uma indenização de R$ 45 mil por danos morais a uma criança que sofreu uma queimadura durante uma cirurgia.

Segundo a sentença judicial, o paciente tinha nove anos quando o caso ocorreu, em 2007. Ele sofreu a queimadura na perna, diagnosticada como sendo de terceiro grau, ao se submeter a uma cirurgia para extração de adenóides, realizada entre as cavidades bucais e nasais.

Posteriormente, a criança teve que se submeter a uma cirurgia plástica. Os pais dela ingressaram com uma ação na Justiça por danos morais.

A sentença é do juiz Luciano Carrasco Falavinha Souza, da 10ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Cabe recurso.

Segundo Souza, houve imprudência e até mesmo imperícia por parte do hospital. 'Quando o paciente se submete a um tratamento desta natureza, não há justificativa para que sofra lesão em sua perna', disse o juiz na sentença.

Ele também apontou falhas por parte do médico. 'Não é crível que um profissional habilitado não se acautele de todos os cuidados
necessários.'

RESGATE DOS CORPOS DE VÍTIMAS DO VOO 447 TERÁ REFORÇO (DA EFE SÃO PAULO)...


A equipe que realiza o resgate dos corpos das vítimas do voo 447 da Air France, que caiu em 2009 no oceano Atlântico matando 228 pessoas, vai receber reforços nas próximas semanas.

A polícia francesa, encarregada de resgatar os corpos em cumprimento à determinação do juiz responsável pelo processo do acidente, indicou em comunicado que o navio Ile de Sein vai receber cerca de dez novos especialistas no próximo dia 20.

Atualmente, oito policiais franceses, entre eles peritos do Instituto de Pesquisa Criminal Militar (IRCGN), estão no navio. A equipe de reforço vai ajudar na análise dos corpos e restos pessoais recolhidos, inicialmente por duas semanas.

Os policiais já submeteram os corpos resgatados a testes para determinar se é possível sua identificação pela análise de DNA, mas os resultados não foram divulgados. Segundo a polícia francesa, é possível que exames não permitam a identificação, devido à deterioração.

Ontem (5), a polícia informou que o primeiro corpo foi
içado à superfície após permanecer quase dois anos a uma profundidade de 3.900 metros. O segundo corpo foi resgatado na manhã desta sexta-feira.






RESGATE

Os restos mortais estão sendo levados a bordo do navio francês Ile de Sein, e serão transportados para Paris na próxima semana. A polícia francesa informou ontem que o corpo resgatado será encaminhado a um laboratório de análise a fim de determinar a possibilidade de realização do DNA.


"É difícil por que os corpos estão bem preservados no fundo do mar por conta da pressão e da temperatura, mas trazê-los para cima para águas mais quentes provoca a decomposição", afirmou um porta-voz da polícia francesa.

Na ocasião da tragédia, cerca de 50 corpos foram resgatados do oceano, sendo que 20 eram de brasileiros --12 homens e 8 mulheres.

As causas do acidente com o Airbus A330 podem ser esclarecidas após a análise das duas caixas-pretas recuperadas domingo (1º) e segunda-feira.




De acordo com o BEA (Birô de Investigações e Análises), órgão do governo francês responsável pela investigação do acidente, 68 pessoas estão a bordo do Ile de Sein. Entre eles estão nove operadores do robô submarino Remora 6000, técnicos da empresa americana Phoenix International, proprietária dos equipamentos, e membros do BEA.

O coronel Luís Cláudio Lupoli, da Força Aérea Brasileira, também está a bordo do navio. Ele é o representante brasileiro na comissão de investigação do acidente.

O primeiro mergulho do robô em busca dos destroços do voo, localizados no começo de abril, foi realizada no dia 26 e durou mais de 12 horas.


confira mais links


França exibe imagens da busca por caixas-pretas


Governo francês divulga imagens dos destroços


Justiça aumenta indenização a família de vítima da Air France


Brasileiros acompanharão análise de caixas-pretas do voo 447


Leia cobertura completa sobre o voo 447


quinta-feira, 5 de maio de 2011

IMAGENS FORTES: FOTOS EXCLUSIVAS DE BIN LADEN MORTO...


A agência de notícias Reuters divulgou hoje fotos do interior da casa onde o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto durante operação da Marinha americana no último domingo, em Abbottabad (Paquistão).

As fotos mostram corpos de três homens não identificados. As imagens disponíveis no link abaixo são fortes.
Veja fotos do interior da casa



As fotos, feitas cerca de uma hora depois da invasão da casa de Osama bin Laden, mostram três homens mortos sobre poças de sangue, mas sem armas.

As imagens foram feitas por um agente paquistanês de segurança que esteve na mansão de Abbottabad, nos arredores de Islamabad. Elas mostram dois homens com trajes tradicionais paquistaneses e um outro de camiseta.

Esse funcionário, que pediu anonimato, vendeu as fotos à Reuters.
Nenhum dos homens se parece com Bin Laden. O presidente dos EUA, Barack Obama,

decidiu não divulgar as fotos do corpo do militante saudita, alegando que isso poderia incitar à violência e ser usado pela Al Qaeda como instrumento de propaganda.

Com base nos horários marcados nas fotos, a primeira foi tirada na segunda-feira às 2h30 (hora local), cerca de uma hora depois do final da ação norte-americana.

Outras imagens foram feitas às 5h21 e 6h43, e mostram o exterior da casa, bastante danificada na operação, e destroços de um helicóptero norte-americano. O formato da cauda do aparelho é estranho, o que pode indicar algum recurso desconhecido para que a aeronave não fosse notada.

A Reuters tem confiança na autenticidade das imagens adquiridas, porque detalhes nas fotos parecem mostrar o mesmo helicóptero abatido que surge em fotos feitas independentemente na segunda-feira.

As forças dos EUA disseram ter perdido um helicóptero na ação devido a um problema mecânico, e que posteriormente o destruíram.

As fotos, feitas num ângulo bem fechado, não mostram armas com os mortos, mas as mãos e os braços estão cortados em várias imagens.

Os EUA admitiram na terça-feira que Bin Laden estava desarmado ao ser morto, o que gerou acusações de que Washington teria violado o direito internacional. As circunstâncias exatas da morte dele ainda continuam obscuras e podem alimentar polêmicas, especialmente no mundo islâmico.

SUSTO,MEDO AO VER MINHA MÃE ALI CAÍDA E EU SEM NADA PUDER FAZER...FABIO ...

terça-feira, 3 de maio de 2011

QUERIDA MÃE LAMENTAMOS E CHORAMOS POR DENTRO AO VER SUA DOR E NÃO PODER FAZER NADA (ORLINDA MARIA),FABIO LAZARINI E FAMILIA...



MÃE QUERIDA


Aqui estou, para te dar meu carinho

Sentir teu perfume embalando meus sonhos

Teus abraços de amor a me proteger

Teu sorriso, tuas mãos, tua pele, teus olhos

Tudo que me faz crescer

Agradeço a vida

Consentida, refletida

No espelho da alma

Amiga e companheira

Agradeço o amor

Tão suave em teu peito

Tão puro e sem medo

Tão mágico e pleno

Da luz de Jesus

Das bênçãos de Deus!

Te amo!


FABIO LAZARINI


LAMENTO MUITO MÃE

PELA SENHORA ESTAR SOFRENDO

E EU NÃO PUDER AJUDA-LA

ESTAR NESSA CAMA DE HOSPITAL

E EU AO MENOS ESTAR AO SEU LADO

TE CONFORTANDO

E TE FAZENDO SORRIR NO MOMENTO DE DOR

QUERO QUE SAIBA QUE ESTA DENTRO DO MEU CORÃÇÃO

HOJE E SEMPRE

NESTE MOMENTO MEU CORAÇÃO CHORA POR DENTRO

E EU REZO

PARA QUE DEUS ESTEJE CUIDANDO DE VOCÊ

NESTE MOMENTO.


TE AMO MUITO

FABIO LAZARINI E FAMÍLIA

domingo, 1 de maio de 2011

CONHEÇA 10 PEÇAS,MOSTRAS E FILMES EM CARTAZ

Abaixo, uma seleção de filmes, exposição, peças adultas e infantis que foram avaliados como ótimos pelos críticos da Folha.



CINEMA

Cópia Fiel

Na Toscana, um escritor inglês conhece uma mulher francesa, dona de uma galeria, que o leva ao pequeno vilarejo de Lucignano.Informe-se sobre o evento

Poesia

Mija é uma mulher idosa que vive com seu neto. Um dia, ela entra em um curso de poesia que lhe dá um novo olhar sobre o seu cotidiano.Informe-se sobre o evento

Reflexões de um Liquidificador

Após o desaparecimento do marido, a dona de casa Elvira passa a trocar confissões com o seu liquidificador.Informe-se sobre o evento

Tetro

Bennie, de 17 anos, vai para Buenos Aires atrás de seu irmão mais velho, desaparecido há anos. O reencontro é marcado por lembranças do passado.Informe-se sobre o evento

Vincere


O drama retrata uma parte da vida pouco conhecida do ditador italiano Benito Mussolini: seu relacionamento com Ida Dalser e o filho que tiveram juntos.Informe-se sobre o evento

EXPOSIÇÕES


Aleksandr Ródtchenko: Revolução na Fotografia


Um dos artistas do modernismo russo-soviético, o fotógrafo Aleksandr Ródtchenko (1891-1956) é tema de retrospectiva trazida ao Brasil pelo Instituto Moreira Salles. Os 170 trabalhos apresentados trazem um recorte da produção do vanguardista realizada entre 1924 e 1954. Oragnizada pelo Moscow House of Photography Museum, a exposição tem curadoria de Olga Svíblova, diretora da instituição.Informe-se sobre o evento


TEATRO

PinokioA cia. Club Noir apresenta espetáculo inspirado na fábula de Carlo Collodi. Na peça, seres humanos sofrem uma metamorfose como resultado da mistura entre corpos e máquinas.Informe-se sobre o evento
Roberto Zucco

A peça retrata os últimos momentos da vida do "serial killer" italiano Roberto Zucco, que provocou grande comoção na sociedade francesa.Informe-se sobre o evento
*
TEATRO INFANTIL


O Ilha do Tesouro



Durante a peça, as crianças se envolvem com o cenário para fugir do inimigo, achar um tesouro e enfrentar piratas. Depois das aventuras, elas encontram uma surpresa. Indicação do Guia: a partir de 5 anos.Informe-se sobre o evento

João e o Pé de Feijão

Encenado com técnicas circenses, o espetáculo da cia. Circo Mínimo acompanha as aventuras de João, garoto que troca uma vaca por feijões mágicos. Após serem plantados, se transformam em um pé de feijão que cresce até o céu e o leva à casa de um gigante.Informe-se sobre o evento

CONHEÇA O CÉREBRO DO SEU SUPERTELEFONE...



Antes relegados a segundo plano enquanto acompanhavam a disputa de músculos do hardware, os sistemas operacionais para celulares inteligentes se transformaram no verdadeiro cérebro dos aparelhos. Na disputa entre grandes empresas, quem tiver mais QI ganha espaço.


Com processadores que atingem a capacidade de PCs, os aparelhos agora precisam de interfaces que saibam lidar com toda a potência.


Nos próximos anos, a polarização de sistemas será bem clara: Google e Apple, que já dominam grandes fatias do mercado, terão a companhia da Microsoft. E todos buscam criar seus próprios ecossistemas.


Com a parceria entre Nokia e Microsoft para o desenvolvimento de aparelhos com Windows Phone 7, o atual sistema operacional líder no mercado global, Symbian, perde espaço trimestralmente. Sua participação é roubada principalmente pelo Android, sistema operacional do Google.


Baseado em Linux, o sistema aberto está presente em dezenas de aparelhos e é atualizado frequentemente pela gigante das buscas.


A plataforma intuitiva do Android conta com uma loja com mais de 150 mil aplicativos e sincronia perfeita com todo o pacote Google (Gmail, Calendar, Google Maps).

O crescimento do sistema intensificará as vendas de "smartphones" em 58% em 2011 e levará o Android a 50% do mercado em 2015, segundo a consultoria Gartner.


O principal problema dos aparelhos com Android, desenvolvido desde 2005, é sua rápida obsolescência diante da alta frequência de atualização do sistema. Iniciadas em 2007, as atualizações são acompanhadas com atraso por fabricantes e operadoras.
Enquanto o Google anuncia a versão 2.3 do Android, ainda existem aparelhos no Brasil vendidos com a defasada versão 1.6.

DESAFIANDO OS ROBÔS


A segunda grande força do mercado está presente em apenas quatro aparelhos. O iOS, sistema operacional da Apple, nasceu em 2007 com o primeiro iPhone e revolucionou o mercado ao apostar em telas sensíveis ao toque e aplicativos.

Hoje, no iPhone 4, o trunfo da empresa de Steve Jobs é o gigante ecossistema por trás dos aparelhos. São mais de 350 mil aplicativos na App Store e mais de 10 bilhões de downloads.


Ao contrário do Android, seu principal concorrente, o sistema da Apple é considerado fechado, com menor capacidade de personalização pelo usuário.


Aplicativos passam por rigorosos testes antes de entrar na loja, as transferências de arquivos dependem exclusivamente do iTunes e a impossibilidade de visitar sites que utilizam Adobe Flash estão entre as reclamações mais frequentes.


Já o Windows Phone 7, anunciado no ano passado pela Microsoft e ainda não disponível no Brasil, surge como um sistema diferente esteticamente, que foge do formato de lista de ícones e se apoia em pequenos "azulejos" na tela.


A promessa é a integração com serviços como a Live, plataforma de jogos on-line do Xbox 360, e com o Zunepass, sistema disponível apenas nos EUA que faz streaming legal e ilimitado de músicas por um valor mensal.


Apesar da expectativa de vários parceiros de hardware no lançamento, as vendas ficaram abaixo do esperado. Por se tratar de um sistema novo, detalhes como habilidade multitarefa ficaram de fora da primeira versão.


Porém a parceria com a Nokia para desenvolver smartphones em conjunto fez o instituto de pesquisas Gartner afirmar que o WP7 será segundo colocado no mercado de smartphones em 2015, com 19,5% de participação no mercado global, atrás apenas do Android.

MOTOROLA VENDEU 250 MIL TABLETS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011...

Xoom, tablet da Motorola, que vendeu 250 mil unidades

no primeiro trimestre de 2011,

de acordo com a empresa

A Motorola anunciou nesta quinta-feira (28) ter vendido mais de 250 mil unidades do tablet Xoom no primeiro trimestre de 2011

O número é mais do que o dobro do que os 100 mil estimados por analistas do Deutsche Bank no início de abril.


No primeiro dia de vendas do iPad original, a Apple comercializou 300 mil unidades.

Primeiro dispositivo a contar com o Android 3.0, versão do sistema operacional do Google desenvolvida especialmente para tablets, o Xoom está à venda no Brasil por R$ 1.899.

INCÊNDIO EM HOTEL DA CHINA DEIXA 10 MORTOS E 35 FERIDOS...



Um incêndio atingiu neste domingo um hotel na cidade de Tonghua,

nordeste da China, deixando ao menos dez mortos e outros 35 feridos,

informaram as autoridades locais.


O incêndio afetou um dos hotéis da rede de baixo custo Home Inns na província de Jilin, informou a agência oficial Xinhua. Segundo a Xinhua, as vítimas morreram asfixiadas pela fumaça. A agência não disse qual foi a causa do incêndio.


Os feridos foram levados para um hospital local. Segundo o canal estatal CCTV, três deles estão em estado crítico.


As chamas foram controladas em 30 minutos por cerca de 140 bombeiros enviados ao local. Os bombeiros retiraram cerca de 150 pessoas do prédio, que tem sete andares.


O incêndio começou no primeiro andar de uma escada e espalhou para os segundo e terceiro andares, cobrindo uma área de 300 metros quadrados e levando densa fumaça a outros andares, segundo a CCTV.

FRANCÊS É ESFAQUEADO E MORRE NO RIO DE JANEIRO...

Um francês, de 30 anos, foi esfaqueado e morreu na noite do sábado (30), no bairro do Catete, no Rio. O suspeito de ter cometido crime foi preso.

Segundo informações da Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 22h de ontem, na rua Silveira Martins. A vítima ainda foi socorrida ao hospital Souza Aguiar, mas morreu antes de chegar à unidade. Ainda não se sabe se ele era um turista.

O suspeito do crime, um homem de 56 anos, foi preso em flagrante e levado para a delegacia de homicídios. Por causa do estado de alteração que ele apresentava, o delegado suspeitou que ele fosse usuário de drogas e tivesse problemas mentais.

O suspeito foi conduzido sob custódia da PM para o Instituto Psiquiátrico Philippe Pinel, em Botafogo, onde serão feito exames.

SÃO PAULO PERDE SEU ÚLTIMO BONDE...

Em Santos, restauradores trabalham na reforma de bonde

que veio de São Paulo

Bancos originais de 1917, feitos, como as colunas, do resistente pinho de Riga. Teto e assoalho da rara cabreúva. Detalhes em bronze, cobre e latão e pintura original de tom verde-musgo.

Eis o bonde prefixo 38, de 94 anos, o último a circular na cidade de São Paulo.
No final de fevereiro, ele voltou a Santos para ser restaurado e passar a funcionar em sua cidade natal. Lá, ele circulou entre 1917, vindo da Escócia, e 1971.

Na capital, fazia o pequeno trecho entre o Memorial do Imigrante, na zona leste, e a estação de metrô Bresser-Mooca, a 500 metros dali.


Nada a ver com os longos trajetos que os bondes da cidade faziam entre 1900 e 1968, movidos a eletricidade --o 38 tinha sido transplantado com um motor do carro Tempra na primeira restauração por que passou.


Nos últimos dois anos, depois que um problema mecânico o imobilizou e sua proprietária, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, não conseguiu verba para a manutenção, o tempo passou a ser implacável.

Depois de proporcionar passeios entre 1998 e 2008, viu-se como abrigo de usuários de crack, virou vítima de enchentes constantes, teve baterias e outras peças de pouco valor furtadas, viu cerca de um terço de sua madeira original se depredar.


"Quer preservar um bem histórico? Põe pra funcionar", justifica o diretor-administrativo da ABPF-SP, Carlos Alberto Rollo.

Em Santos, o bonde ganhou um banho de loja, para ser oficialmente apresentado ao povo em um desfile no próximo sábado, que vai comemorar um milhão de passageiros desde que a cidade decidiu criar um museu vivo de bondes, em 2000.
Ele terá de andar rebocado em outro dos cinco bondes que funcionam na cidade, até receber um motor e voltar a funcionar, com 42 lugares. Está cedido em comodato por dez anos, renováveis.

Em seu lugar, em São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura cogita colocar um bonde como "elemento cenográfico" quando o Memorial voltar a funcionar.

INDY 300, FUTEBOL E 1° DE MAIO COMPLICAM TRÂNSITO EM SÃO PAULO...


Acostumado com o trânsito arrefecido no fim de semana, o paulistano deve exercitar sua paciência neste domingo. O motivo são diversas interdições provocadas por Fórmula Indy, festas de 1º de Maio e a semifinal do Campeonato Paulista.


Interditada pelo circuito da Fórmula Indy, a marginal Tietê já registrou trechos de
engarrafamento na sexta e sábado (30).



A pista local, que se transformou na principal reta do circuito, está interditada no sentido Castello Branco entre a ponte das Bandeiras e a ponte da Casa Verde.


Até as 5h de segunda-feira (2), diversas vias no entorno do Anhembi (zona norte) também estarão interditadas, como a avenida Olavo Fontoura, a rua Professor Milton Rodrigues e a rua Massinet Sorcinelli.


Como não há previsão de estacionamento para os veículos de passeio, a prefeitura recomenda ao público usar o transporte público para chegar ao circuito da Indy.


Foram criadas linhas de ônibus ligando o aeroporto de Congonhas e as estações Tietê e Barra Funda do metrô ao Anhembi. Ao custo de R$ 6 (ida) ou R$ 9 (ida e volta), os ônibus vão seguir de terminais temporários nos três locais direto para o local da prova.



Na região da Barra Funda (zona oeste), um palco foi montado para a festa 1º de Maio Unificado, promovido pela Força Sindical. A CUT também fará seus shows para o trabalhador no vale do Anhangabaú (centro) --as centrais sindicais esperam atrair pelo menos 2 milhões de pessoas aos eventos.


O motorista ainda poderá encontrar congestionamentos neste domingo no entorno do estádio do Pacaembu (zona oeste), onde Palmeiras e Corinthians disputam a semifinal do Paulistão.









JOÃO PAULO II É BEATIFICADO DIANTE DE 1 MILHÃO DE FIÉIS (VATICANO)...

Retrato de João Paulo II é exposto na fachada da basílica de São Pedro, no Vaticano, durante cermônia

Cerimônia destacou dotes intelectuais, morais e espirituais do pontífice.João Paulo II morreu em 2005, aos 84 anos, após 27 anos de pontificado.

Em uma cerimônia solene na presença de mais de 1 milhão de pessoas que lotaram a praça de São Pedro, segundo a polícia romana, o Papa Bento XVI proclamou beato o seu antecessor, João Paulo II (1920-2005),

neste domingo (1º).A cerimônia teve início às 10 horas no horário local (5h de Brasília), pelo papa e outros 800 sacerdotes presentes. Com um cálice e mitra que foram usados nos últimos anos de pontificado de João Paulo II e com uma vestimenta que também pertenceu a seu antecessor, Bento XVI abriu a cerimônia com uma saudação em latim, que foi traduzida simultaneamente em espanhol, francês, português, francês, inglês, alemão e polonês pela Rádio Vaticano.




Fieis se aglomeram na Via da Conciliação, em Roma, à espera da cerimônia de beatificação de João Paulo II na praça de São Pedro

Um cardeal leu um texto sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado. Foram destacadas virtudes de João Paulo II, como seus dotes intelectuais, morais e espirituais.

Após a leitura, ocorreu o principal momento da cerimônia, em que foi descerrado um retrato de João Paulo II, a partir de então denominado beato. "Concedemos que o venerado servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou Bento XVI.

A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado.

Muitos aplausos e gritos de "Santo subito" (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.

A freira francesa irmã Marie Simon-Pierre Normand - cuja a cura do mal de Parkinson, a mesma doença degenerativa do papa, em junho de 2005, é tida como a primeira graça de João Paulo II- levou ao altar uma ampola contendo sangue do Papa, enquanto outra religiosa que o acompanhou durante o papado, levou algumas de suas relíquias.

O Papa polonês, nomeado Sumo Pontífice em 1978, faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos.A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde.Desde as primeiras horas da madrugada milhares de fiéis, entre eles poloneses, espanhóis, italianos, franceses e latino-americanos, fizeram fila para entrar no local.



Fiéis se reuniram no Circo Máximo de Roma para homenagear o Papa que neste domingo será beatificado


Os primeiros que entraram fizeram-no na adjacente Via da Conciliação e durante a madrugada se abriram as entradas à Praça de São Pedro.

O idioma que mais se escutava era o polonês, já que milhares deles assistem à beatificação do primeiro papa polonês da história.

A beatificação de João Paulo II é uma das maiores da história da Igreja, já que, segundo o governador regional de Roma, Giuseppe Pecoraro, assistem mais de um milhão de pessoas.


Também é um evento histórico sem precedentes, já que nos últimos mil anos da Igreja Católica nenhum papa proclamou seu antecessor como beato, como ocorrerá neste domingo.


Vigília

Em uma noite que lembrava as grandes vigílias presididas por João Paulo II, cerca de 200 mil pessoas se reuniram neste sábado no Circo Máximo de Roma para homenagear o papa Karol Wojtyla, que neste domingo será proclamado beato.
"Ele já era santo em vida", afirmou emocionado Joaquín Navarro Valls, o espanhol que durante 22 anos foi seu porta-voz e que neste sábado, ao lado do antigo secretário particular Stanislaw Dziwisz, homenageou Wojtyla junto a dezenas de milhares de fiéis de vários países.

A vigília começou com um vídeo do ano 2000 de João Paulo II durante a Jornada Mundial da Juventude de Roma e prosseguiu com o canto de "Jesus Christ you are my life", interpretado pelo Coro de da Diocese de Roma e da Orquestra do Conservatório de Santa Cecilia

Em seguida, foi feita uma conexão com cinco santuários aos quais o papa era muito ligado: o de Nossa Senhora de Guadalupe, no México; Fátima em Portugal; Lagniewniki na Polônia, Kawekamo-Bugando na Tanzânia e Notre Dame do Líbano.
"Se vê, se sente, o papa está presente", cantaram os milhares de fiéis reunidos no santuário mexicano.


A vigília foi dividida em duas partes. A primeira, a "Celebração da Memória", começou com uma procissão de 30 jovens romanos com tochas que homenagearam a imagem de Maria Salus Populi Romani, a patrona de Roma, presente no ato, seguida pelos discursos de Navarro Valls, Marie Simon Pierre e Dziwisz.

A segunda parte foi a "Celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário", que foram introduzidos por João Paulo II durante seu Pontificado. O rosário foi recitado em conexão direta com os santuários aos quais Wojtyla era relacionado.

Em Guadalupe as orações foram pela esperança e a paz dos povos, em Fátima, pela Igreja; em Lagniewniki, pelos jovens; em Kawekamo-Bugando, pela família; e em Notre Dame do Líbano, pela evangelização.