BLOGGER FABIO LAZARINI

quinta-feira, 8 de maio de 2014

VIRADA CULTURAL DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SUA 10° EDIÇÃO...(NEWS SAO PAULO)


 A 10ª Virada Cultural que acontece nos dias 17 e 18 de maio, em São Paulo já tem atrações confirmadas segundo anúncio feito pela Prefeitura da Cidade, nesta quarta-feira (11).
O evento abre com o show da banda Ira!, no palco Julio Prestes, às 18h. O mesmo palco receberá ainda shows de Pepeu Gomes, Vanessa da Mata, Teatro Mágico, RZO, Luiz Melodia e Baby do Brasil.

Na praça Roosevelt acontece uma programação infanto-juvenil chamado "viradinha", com shows, teatros e atrações circenses. Já para os amantes do samba, o gênero será lembrado em dois palcos: no da Luz e no Largo General Osório, com shows de Mart'nália, Eliana de Lima, Fabiana Cozza, Almir Guineto, Nelson Sargento, Thobias da Vai-Vai e Osvaldinho da Cuíca, entre outros.
Uma homenagem ao cantor Reginaldo Rossi será realizada pela banda The Rossi, no palco do Largo do Arouche, onde também haverá apresentações de Peninha, Falcão, Tati Quebra Barraco, Rosanah – da música "Como Uma Deusa" -, Kátia, Valesca Popozuda entre outros.
Além de Rossi, o evento também irá homenagear os músicos Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues.
Na rua 25 de março acontecerá o show do funkeiro MC Bola. O palco ainda terá shows de MC Nego Blue, Cone Crew e MC Gui, que fecha o palco às 17h, no dia 18 de maio.
O palco São João irá receber uma programação voltada para o rock e com homenagem para Hélcio Aguirra. Já no Teatro Municipal, os artistas tocam, mais uma vez, álbuns clássicos na íntegra como Elza Soares cantando "A Bossa Negra" (1961), Tetê Espíndola cantando "Tetê e o Lírio Selvagem" (1978) e Thaíde & DJ Hum, Código 13, O credo e o MC Jack tocando "Hipt Hop Cultura de Rua" (1988), entre outros shows.
O palco da Líbero Badaró receberá artistas da nova geração como Tulipa Ruiz, Tiago Iorc, Marcelo Jeneci, Felipe Catto, Karina Buhr, Apanhador Só. Destoando dos demais, o palco ainda traz o show de Guilherme Arantes.
 No palco de dança do Vale do Anhangabau, haverá um duo da bailarina Ana Botafogo com Luiz Arrieta. O tradicional Balé da Cidade de São Paulo também se apresentará no mesmo local.
A Sala São Paulo também participará da Virada e ficará aberta durante todo o domingo com apresentações gratuitas da Osesp, Coro da Osesp, Jazz sinfônica e Orquestra do Teatro São Pedro.
A rede Sesc São Paulo também faz parte desta edição, com 300 atividades nas unidades Belenzinho, Bom Retiro, Carmo, CineSesc, Consolação, Interlagos, Itaquera, Ipiranga, Pinheiros, Pompéia, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana. Na Pompéia, haverá um baile funk durante a madrugada com shows de MC Bola e Pearl Girls.
O Sesc Pinheiros terá programação de mangue beat, com shows de Mombojó, Zulumbi, DJ Dolores, a Orchestra Santa Massa e Lucas e a Orquestra dos Prazeres. Já o CineSesc exibirá o filme "Dracula 3D", de Dario Argento, e mais uma seleção de filmes de terror.
No Belenzinho, haverá apresentação do show "Saltimbancos", com Bixiga 70, Andrea Bassit, Skowa, Anelis Assumpção, entre outros. 
Durante coletiva de imprensa, o secretário municipal de cultura, Juca Ferreira, afirmou que uma das novidades desse ano é a ampla participação dos CEUs (Centros Educacionais Unificados). Serão 31 unidades participantes nesta 10ª edição.
"Há uma demanda de pessoas que não querem se deslocar, mas que também querem participar, então os CEUs são um instrumento muito importante", disse o secretário. Ele ainda afirmou que "a virada é uma metamorfose ambulante, ela está sendo formada a todo momento".
Segundo Juca, essa será a maior Virada em número de artistas e com mais de mil atrações. Esse ano, o evento ainda conta com mais curadores – passando para 15 nesta edição – , abrangendo áreas específicas como o circo, que terá uma participação mais ativa na programação, não só voltada para o público infantil.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, reclamou por um intercâmbio entre os países Brasil e a Argentina – principalmente em relação ao cinema. "Combinamos que a próxima Virada terá um palco portenho", disse.
No total, serão 16 palcos, o prefeito chegou a afirmar que isso ajudará com a segurança dos locais. Segundo ele, haverá 1.800 homens da guarda civil – no ano passado foram apenas 1.300 – e 3.700 policiais militares.
De acordo com Juca Ferreira, o orçamento da Virada desse ano é de R$13 milhões, já a do ano passado foi de R$11 milhões.  O secretário ainda explicou que eles tentaram diminuir as distâncias entre os palcos para evitar problemas da edição passada e melhorar a segurança.

PARADA GAY SAO PAULO 2014

MORRE O CANTOR JAIR RODRIGUES AOS 75 ANOS EM COTIA...(NEWS SAO PAULO)

Jair Rodrigues posa para foto em sua casa em Cotia em 2009

Segundo produtora, cantor estava em casa, em Cotia (SP).

Ele era conhecido por sucessos como 'Disparada' e 'Deixa isso pra lá'.


Morreu Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o cantor estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.

Ao G1, uma pessoa que se identificou como empregada doméstica de Jair afirmou por telefone que ele morreu "provavelmente de um mal súbito". Segundo ela, o cantor foi dormir normalmente na noite desta quarta-feira (7) e foi encontrado morto, na cama, já na manhã desta quinta-feira (8).
Por volta das 11h10, ainda era esperada a equipe do Instituto Médico Legal (IML). A funcionária não quis informar se ele estava sozinho em casa. "Está todo mundo desesperado, porque ninguém estava esperando", disse.
Começo nos anos 60
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), em 6 de fevereiro de 1939. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros.
Em 1962, gravou aquele que é considerado seu registro de estreia, um disco de 78 rotações. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.
Em 1964, gravou seus dois primeiros LPs, "Vou de samba com você" e "O samba como ele é". Seu maior sucesso no período foi a música "Deixa isso pra lá", tida como precursora do rap no Brasil. Marcada pelo movimento característico das mãos de Jair Rodrigues, a faixa foi regravada em 1999 em parceria com o grupo Camorra, diz o perfil.

Jair Rodrigues também ficou conhecido pelo trabalho ao lado de Elis Regina. Os dois iniciaram a colaboração em 1965 e lançaram o disco ao vivo "Dois na bossa". A boa repercussão do LP rendeu o convite para apresentar o programa O Fino da Bossa, que estreou em maio daquele ano na TV Record. Com Elis, o cantor lançou em 1966 e 1967 outros dois volumes da série "Dois na bossa".

A vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, foi outro ponto marcante da carreira de Jair Rodrigues. Ele concorreu com "Disparada", escrita por Geraldo Vandré e Teo de Barros). Na final, dividiu o primeiro lugar com "A banda", composição de Chico Buarque interpretada na ocasião por Nara Leão.
Em 1975, nasceu Jair Oliveira, o Jairzinho. Foi estrela do grupo infantil Balão Mágico e depois passou a cantar MPB. Quatro anos depois, nasceu Luciano Mello. Influenciada pelo pai e pelo irmão, também seguiu a carreira musical.
Jair Rodrigues seguia em turnê para divulgar seu disco mais recente, "Samba mesmo", que teve dois volumes lançados em março deste ano. Ele tinha apresentações marcadas para os próximos dias em Florianópolis e Contagem (MG).