BLOGGER FABIO LAZARINI

sábado, 18 de agosto de 2012

CIENTISTAS AMERICANOS DESCOBREM UM SISTEMA DE LIMPEZA DO CÉREBRO...(EUA)

Imagem mostra uma artéria no cérebro de um rato; a parte verde é o líquido cefalorraquidiano

Neurocientistas do Centro Médico da Universidade de Rochester (EUA) descobriram um sistema de drenagem com o qual o cérebro elimina os resíduos, segundo um estudo publicado na última quarta-feira (15) na Science Translational Medicine, que esperam que tenha aplicação na pesquisa dos males de Alzheimer e de Parkinson.
O sistema atua como se fossem encanamentos que aproveitam os vasos sanguíneos do cérebro e parece realizar a mesma função no cérebro que o sistema linfático no resto do corpo: drenar resíduos.

A autora principal do artigo e co-diretora do Centro de Neuromedicina da Universidade de Rochester, Maiken Nedergaar afirmou que "a limpeza de resíduos é de vital importância para todos os órgãos e há muito tempo temos perguntas sobre como o cérebro se desfaz de seus resíduos".

"O trabalho demonstra que o cérebro está se limpando de uma maneira mais organizada e em uma escala muito maior do que se tinha pensado anteriormente", disse Nedergaard que expressou seu desejo de que a descoberta sirva para tratar doenças cerebrais.

"Temos a esperança de que estes resultados tenham implicações para muitas condições que afetam o cérebro, como lesões cerebrais por traumatismo, o mal de Alzheimer, derrames cerebrais e o mal de Parkinson", acrescentou.

A equipe de Nedergaard chamou o novo sistema de "o sistema glinfático", já que atua de maneira similar ao sistema linfático, mas está administrado pelas células do cérebro conhecidas como células da Glia.

A equipe fez o descobrimento em ratos, cujos cérebros são muito similares aos dos humanos.

Os cientistas apreenderam que o líquido cefalorraquidiano tem um papel importante na limpeza do tecido cerebral, encarregado de levar os produtos de resíduo e os nutrientes ao tecido cerebral através de um processo conhecido como difusão.

O sistema recentemente descoberto circula por todos os cantos do cérebro de maneira mais eficiente, através do que os cientistas chamam de fluxo global.

"É como se o cérebro tivesse dois coletores de lixo - um lento que já conhecíamos e um rápido que acabamos de conhecer", disse Nedergaard.

"Dada a alta taxa de metabolismo no cérebro e sua grande sensibilidade, não é de se estranhar que seus mecanismos para se desfazer dos resíduos sejam mais especializados e amplos do que se pensava", acrescentou.

CHINESA WENXIA YU É ELEITA A MISS MUNDO...(MONGÓLIA-CHINA)

A chinesa Wenxia Yu é a nova Miss Mundo

A chinesa Wenxia Yu, 23, ganhou o concurso de beleza mais famoso do mundo, o Miss Mundo, que fez hoje sua 62ª edição, na Mongólia, no norte da China.

Diante de uma platéia eufórica, Wen se tornou a segunda chinesa a vencer o concurso --em 2007, foi a vez da modelo Zhang Zilin ser coroada, também competindo em casa.

Wenxia herdou a coroa da venezuelana Ivian Sarcos, que venceu a competição em 2011.
Mariana Notarangelo, do Brasil, ficou entre as quinze finalistas.

A jovem chinesa, que é estudante de música, era uma das favoritas desde o início da competição. Ela surpreendeu o público e jurados ao demonstrar seu talento como cantora.

A galesa Sophie Moulds ficou em segundo lugar e a australiana Jessica Kahawaty conquistou a terceira colocação.

O Miss Mundo 2012 apresentou várias novidades, como a primeira participação de representantes da Guiné Equatorial, do Gabão e do país mais jovem do planeta, o Sudão do Sul.

Além disso, foi criado o Prêmio Multimídia, concedido para a concorrente mais popular nas redes sociais. A vencedora foi a indiana Vanya Mishra.

GLÓRIA PIRES VISITA A APRESENTADORA HEBE CAMARGO NO HOSPITAL...(SÃO PAULO)

A apresentadora Hebe recebeu a visita da atriz Glória Pires neste sábdo, no hospital Albert Einstein, em SP

A apresentadora Hebe Camargo, internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, recebeu a visita da atriz Glória Pires neste sábado (18).

Hebe postou em seu perfil no Twitter uma foto em que aparece dando um beijo na atriz.

"Olha gente a honra que acabei de receber, minha querida Glorinha", escreveu Hebe.

"Fiquei sem folego, Glória Pires, uma grande mulher e um grande talento", completou.

A apresentadora também escreveu que não vai mais precisar de peruca em breve: "Gente , nessa foto estou de cabelo novo, logo não vou precisar mais da peruca".

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

OBRA DE PICASSO É REDESCOBERTA APÓS 50 ANOS EM MUSEU AMERICANO...(EUA)...

"Mulher Sentada com Chapéu Vermelho", obra de Picasso descoberta no Evansville Museum, nos EUA

Uma tela de Picasso foi redescoberta no Evansville Museum, em Indiana, nos Estados Unidos, meio século após ser confundida com uma obra de Gemmaux, um artista que nem mesmo existe.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", uma pesquisa revelou que a confusão aconteceu por conta de um erro de catalogação.

Picasso, inclusive, registrou sua assinatura no canto superior direito da tela, intitulada "Mulher Sentada com Chapéu Vermelho".

Segundo o jornal, a obra foi dada de presente ao museu em 1963 pelo designer industrial Raymond Loewy.

A palavra "gemmaux" refere-se, na verdade, não ao nome de um artista, mas ao plural de "gemmail", uma mistura líquida usada para unir pedaços de vidro, que, quando iluminados por trás, mostra suas verdadeiras cores.

Picasso pode ter sido apresentado à técnica por seu amigo Jean Cocteau, no início da década de 1950. Acredita-se que ele produziu cerca de 50 gemmaux durante dois anos enquanto estudava na França.

Por desconhecer o tal "Gemmaux", o museu acabou escondendo a peça em seu depósito. E ela só saiu de lá quando a casa de leilão Guernsey´s entrou em contato com o museu em busca de algum trabalho gemmaux de Picasso.

"Brilha como uma joia", disse ao "Guardian" John Streetman, diretor executivo do Evansville Museum.

Nesta semana, os proprietários do museu anunciaram que pretendem leiloar a obra em Nova York. O preço estimado de venda ainda não foi revelado.

CENAS DE ORGIA NA WEB LEVAM PEQUIM A CENSURAR ASSUNTO...(PEQUIM)...

Uma das mais de 180 imagens de orgia divulgadas pela internet


Uma sequência de mais de 180 fotos de uma orgia supostamente envolvendo membros do Partido Comunista causou furor na internet chinesa e levou o governo a apagar as imagens e a censurar o assunto nos microblogs do país.

Dois participantes da orgia foram inicialmente identificados como os chefes do partido do condado de Lujiang, na província de Anhui (leste).

A confusão foi desfeita, mas não antes de os nomes terem se espalhado milhões de vezes pelos microblogs por meio de internautas indignados.

Os únicos identificados até agora foram Wang Yu, vice-secretário da Liga da Juventude Comunista da Universidade de Hefei, e sua mulher, uma professora. Ambos foram demitidos.

Wang disse que as fotos foram tomadas em 2007 e que não conhece as outras pessoas que aparecem nas fotos, pois as teria encontrado por meio de site de troca de casais.

Depois de ser um dos temas mais comentados da internet na semana passada, o governo tentou apagar a história dos microblogs.

Na segunda-feira, o Escritório de Informação do Conselho de Estado (gabinete ministerial) determinou que todos os sites deveriam parar de mencionar o caso.

Expressões como "fotos nuas" e o nome dos membros do partido também foram excluídas dos sites de busca.

A pornografia é proibida na China, e o governo vem tomando medidas para controlar "rumores" na internet, como obrigar as pessoas a se registrarem com o nome verdadeiro e o número de identidade nos microblogs. (FM)

APÓS FURTO,IPAD DE STEVE JOBS É ENCONTRADO COM PALHAÇO...(EUA)

Steve Jobs apresenta a primeira versão do iPad; tablet roubado de sua casa foi encontrado com um palhaço

Imagine os potenciais tesouros que havia no iPad que pertenceu a Steve Jobs e que havia sido roubado: documentos corporativos secretos, correspondência pessoal e até mesmo protótipos de games.

Mas o palhaço profissional Kenny diz ter recebido o tablet roubado sem saber de sua origem após o furto da casa do fundador da Apple, que aconteceu no mês passado. Ele diz nunca ter examinado o conteúdo do dispositivo.

Ao invés disso, ele diz ter baixado a canção-tema de "A Pantera Cor-de-Rosa" e músicas de Michael Jackson para tocar enquanto entretinha crianças e turistas da região de San Francisco.

O jornal "San Jose Mercury News" relata que Kenny, o palhaço --cujo nome real é Kenneth Kahn-- diz que não fazia ideia de quem era o dono original do iPad de 64 Gbytes até o amigo de quem recebeu o tablet ser indiciado por furto.

"Não percebi nada de especial", diz Kahn. "Era prateado. Parecia normal. Eu o estava utilizando basicamente como um iPod."

Kahn disse que ele esteve com o tablet por três ou quatro dias antes de a polícia bater na sua porta e solicitar o iPad oriundo de atividade ilegal.

"A ficha não caiu. Era literalmente o iPad do Steve Jobs", disse Kahn, 47. "Se não fosse tão trágico, seria cômico."

Kariem McFarlin, 35, de Alameda (EUA) foi detido no dia 2 e acusado de invadir a casa de Steve Jobs, roubar iPods, Macs, joias e a carteira do antigo presidente da Apple.

McFarlin deu a Kahn e a sua filha iPads roubados da casa de Jobs no dia 17 de julho, segundo investigadores.

McFarlin, que ainda está preso, irá a julgamento na segunda (20) e contratou um advogado recentemente. Sua fiança é de US$ 500 mil.

A Apple e a família de Jobs se recusaram a comentar o caso.

DA ASSOCIATED PRESS, EM PALO ALTO (EUA)

SERRA PASSEIA POR TREM EM SÃO PAULO E É COBRADO A VOLTAR NA HORA DO RUSH...(SÃO PAULO NEWS)...

O candidato do PSDB à Prefeitura de SP, José Serra, e o governardor Geraldo Alckmin (esq.) em trem da CPTM

Durante visita a uma estação da CPTM na zona sul da capital nesta sexta-feira, o candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, foi cobrado por eleitores pela lotação do transporte sobre trilhos e por ter abandonado a prefeitura para disputar o governo em 2006. Ele estava ao lado do governador Geraldo Alckmin, também do PSDB.

Ao entrar em um trem na estação Berrini, um pequeno grupo questionou por que Serra não fazia campanha no horário de pico: "Vem aqui às 18h para ver como a gente fica", gritou um dos passageiros. A visita ocorreu por volta das 13h.

O deputado Orlando Morando (PSDB), que acompanhava Serra, retrucou: "Foi ele quem reformou isso aqui, esse trem novo foi ele quem trouxe".

Não surtiu efeito: "Isso é obrigação de político", respondeu o manifestante.
Serra e Alckmin mantiveram-se impassíveis.

Ao sair do trem na estação Pinheiros para tomar o metrô, novas manifestações: "Só vem aqui para ganhar voto", disse um usuário.

Um estudante que seguiu Serra durante todo o percurso continuou a ofendê-lo e foi abordado por um dos seguranças de Alckmin e por Morando.

Após a conversa com os dois, o estudante gritou: "Seu pessoal me chamou de babaca e disse que eu voto em mensaleiro. Isso é falta de respeito. Eles não sabem em quem eu voto. Manda votar nele de novo para ele abandonar a prefeitura."

Em entrevista do lado de fora da estação Faria Lima, Serra disse que as cobranças desse tipo são "naturais". "É natural as pessoas quererem mais trem e mais metrô mesmo depois de todo o nosso investimento."

Ele prometeu ampliar a destinação de recursos municipais para os transportes sobre trilhos, disse que quatro obras do metrô estão em andamento, inclusive duas para desafogar a linha 9, onde ouviu as primeiras críticas.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

RADIAÇÃO CAUSA DEFORMIDADES EM BORBOLETAS QUE VIVEM EM FUKUSHIMA...(JAPÃO)

Borboletas de Fukushima com anomalias (asas de tamanho desigual ou amarfalhadas)

Ainda não se conhecem os efeitos sobre a saúde humana do acidente nuclear que afetou Fukushima, no Japão, no ano passado. Mas cientistas japoneses já flagraram deformidades ligadas à radiação em borboletas que vivem na área do desastre.

Os efeitos, que incluem asas de tamanho desigual ou amarfalhadas, antenas com pontas duplas e olhos malformados, estão descritos em artigo na revista especializada "Scientific Reports".

A equipe liderada por Atsuki Hiyama, da Universidade das Ilhas Ryukyu, coletou borboletas da espécie Zizeeria maha. Elas são consideradas bons indicadores do estado do ambiente porque seu organismo é sensível a alterações ambientais.

Insetos que viviam nas vizinhanças do acidente foram coletados em maio e setembro de 2011 (o acidente ocorreu em março, quando os bichos estavam na forma de larva). Nas borboletas capturadas em março, já havia aberrações morfológicas leves, em 12% dos casos.

Alguns dos animais coletados foram então cruzados em laboratório, tanto entre si quanto com borboletas de outros locais.

O que os cientistas viram foi um aumento gradativo das anormalidades ao longo das gerações --aumento que também se verificou com as borboletas coletadas mais tarde na natureza.
Para os cientistas, os dados servem como sinal de alerta.

NASA RECEBE FOTOS COLORIDAS DO JIPE EM MARTE VISTO DA ÓRBITA...(EUA)

Primeira imagem colorida do jipe Curiosity tirada por sonda em órbita de Marte; o jipe é o ponto azul

A primeira imagem em cores feita por uma sonda em órbita de Marte do jipe Curiosity mostra detalhes das rochas da cratera Gale. A região será investigada pelo aparelho, que chegou ao planeta no dia 6 de agosto.

Imagens anteriores, sem cores, haviam mostrado o momento do pouso do jipe, quando seus paraquedas estavam abertos. A nova foto foi tratada para ter suas cores exageradas e destacar as diferenças entre as rochas e o ponto onde o jipe desceu, que aparece em azul.

Enquanto isso, o Curiosity terminou uma transição que levou quatro dias e adaptou seus computadores para se movimentar pelo planeta e usar os instrumentos em seu braço robótico.

Enquanto ainda estava no fim de sua viagem até Marte e ainda durante a descida, o jipe usou um software específico para essas tarefas. Agora, essas funções não são mais necessárias.

De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o primeiro passeio do jipe deve ocorrer dentro de uma semana, de vai incluir trajetórias para frente e para trás e uma virada. O Curiosity tem um motor em cada uma de suas seis rodas. Antes do primeiro uso, os controles do motor serão testados.
Depois, o braço robótico será testado.

Os pesquisadores estão analisando as imagens feitas pelo Curiosity para identificar alvos a serem investigados perto de onde o jipe está e na região do monte Sharp.

De acordo com um comunicado da Nasa, a chegada até as camadas de rocha sedimentar do monte Sharp, alvo principal da missão do jipe, deve consumir o primeiro ano da operação.

O objetivo principal é saber se Marte tem os ingredientes básicos da vida e condições ambientáveis favoráveis à existência de micróbios.

O jipe é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado que os anteriores Spirit e Opportunity, de 2003.

Observações feitas da órbita mostraram a possibilidade de ter existido água no planeta.

CINCO DICAS PARA USAR MELHOR SEU CARTÃO DE CRÉDITO E EVITAR PROBLEMAS...


Embora muitas pessoas tenham medo de utilizar o bom e velho cartão de crédito e até o culpem por seus problemas financeiros pessoais, ele pode ser uma ótima ferramenta, se bem utilizado. Seguem algumas dicas importantes para um uso saudável:

1)     Ao pagar com cartão de crédito, guarde sempre o canhoto. Faça um controle de todos os gastos em uma planilha até receber a fatura - Evite surpresas!

2)     Não espere a anuidade do cartão ser renovada automaticamente, procure o banco antecipadamente – muitas vezes esta tarifa pode ser negociada com desconto ou até com isenção, de acordo o perfil do cliente e relacionamento com o banco ou administradora

3)     Não se esqueça, como a maioria dos usuários, de trocar as milhas no cartão por benefícios. Geralmente, esses pontos podem ser convertidos em bilhetes aéreos, diárias de hotéis, aluguéis de carro, jantares, dentre outros.

4)     Caso não tenha desconto à vista nem no cartão de débito, opte pelo pagamento no cartão de crédito, uma vez que você compra agora e paga somente no próximo mês.  Caso seja um consumidor assíduo, um segundo ou terceiro cartão pode permitir a escolha da melhor data de compra.

5)     Gaste no cartão somente o que pode pagar. Nunca deixe uma fatura em aberto, os juros do cartão são os mais altos ( em alguns casos, ultrapassam 300% ao ano).  Caso não tenha dinheiro em conta para cobrir toda fatura, vá a um banco e pegue um empréstimo a uma taxa menor para quitar a dívida no cartão.
Boas compras, mas sempre tenha cautela...

Maiores detalhes deste assunto e outras dicas sobre finanças pessoais podem ser encontradas no link Como Passar de Devedor para Investidor”, da Editora Cengage 

Post com colaboração   Fabio Sousa que é  MBA de Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e Sócio-diretor da FTN  (www.ftnconsultoria.com.br)