BLOGGER FABIO LAZARINI

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

CINCO DICAS PARA USAR MELHOR SEU CARTÃO DE CRÉDITO E EVITAR PROBLEMAS...


Embora muitas pessoas tenham medo de utilizar o bom e velho cartão de crédito e até o culpem por seus problemas financeiros pessoais, ele pode ser uma ótima ferramenta, se bem utilizado. Seguem algumas dicas importantes para um uso saudável:

1)     Ao pagar com cartão de crédito, guarde sempre o canhoto. Faça um controle de todos os gastos em uma planilha até receber a fatura - Evite surpresas!

2)     Não espere a anuidade do cartão ser renovada automaticamente, procure o banco antecipadamente – muitas vezes esta tarifa pode ser negociada com desconto ou até com isenção, de acordo o perfil do cliente e relacionamento com o banco ou administradora

3)     Não se esqueça, como a maioria dos usuários, de trocar as milhas no cartão por benefícios. Geralmente, esses pontos podem ser convertidos em bilhetes aéreos, diárias de hotéis, aluguéis de carro, jantares, dentre outros.

4)     Caso não tenha desconto à vista nem no cartão de débito, opte pelo pagamento no cartão de crédito, uma vez que você compra agora e paga somente no próximo mês.  Caso seja um consumidor assíduo, um segundo ou terceiro cartão pode permitir a escolha da melhor data de compra.

5)     Gaste no cartão somente o que pode pagar. Nunca deixe uma fatura em aberto, os juros do cartão são os mais altos ( em alguns casos, ultrapassam 300% ao ano).  Caso não tenha dinheiro em conta para cobrir toda fatura, vá a um banco e pegue um empréstimo a uma taxa menor para quitar a dívida no cartão.
Boas compras, mas sempre tenha cautela...

Maiores detalhes deste assunto e outras dicas sobre finanças pessoais podem ser encontradas no link Como Passar de Devedor para Investidor”, da Editora Cengage 

Post com colaboração   Fabio Sousa que é  MBA de Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e Sócio-diretor da FTN  (www.ftnconsultoria.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário