BLOGGER FABIO LAZARINI

sábado, 28 de maio de 2011

BACTÉRIAS EM VERDURAS MATA AO MENOS 4 PESSOAS NA ALEMANHA...


O Ministério da Agricultura alemão anunciou nesta quarta-feira a morte de quatro pessoas que consumiram pepinos, tomates e alfaces contaminados com a bactéria Escherichia coli.

"As primeiras análises do Instituto Robert Koch indicam que o consumo de tomates, pepinos e alfaces" ao natural "são a origem dos recentes casos de infecção" por Escherichia coli, disse a ministra da Agricultura, Ilse Aigner.

As autoridades sanitárias alemãs registraram os quatro óbitos de pessoas infectadas pela bactéria no norte e no nordeste do país. A Escherichia coli provoca hemorragia no aparelho digestivo.

O Instituto Robert Koch já identificou 140 casos de síndrome urêmica hemolítica (causada pela bactéria) em todo o país, mais do que o dobro registrado no ano de 2010 (65, com dois óbitos).

Os 140 casos foram identificados em apenas 15 dias, o que preocupa ainda mais as autoridades alemãs.

A Escherichia coli é transmitida ao homem pelo consumo de alimentos contaminados, como carne crua, leite e verduras.

No caso das verduras, as autoridades recomendam cozimento por ao menos 10 minutos para reduzir o risco de contaminação.

BARCO COM 747 IMIGRANTES CHEGAM À ILHA ITALIANA DE LAMPEDUSA...


Duas embarcações com 747 imigrantes procedentes da Líbia chegaram neste sábado à ilha italiana de Lampedusa após serem socorridas por lanchas da patrulha marítima, informaram fontes da Guarda Costeira.

Este foi o quinto desembarque em poucas horas registrado no litoral italiano com imigrantes procedentes do Norte da África, somando um total de 1.224 pessoas, oriundas em sua maioria da Líbia, com exceção de um pequeno barco proveniente da Tunísia.

Um dos barcos recém-chegados a Lampedusa tinha 347 pessoas a bordo e o outro, 400.

Na sexta-feira, cerca de 500 pessoas procedentes do Norte da África chegaram à costa da Itália a bordo de três barcos --dois dos quais se dirigiam a Lampedusa e o terceiro à cidade italiana de Pantelleria, na ilha da Sicília.

Uma das embarcações de sexta-feira, com 247 pessoas a bordo e procedente da Líbia, foi interceptada a cerca de 80 quilômetros de Lampedusa quando se encontrava à deriva e a ponto de naufragar, informou a Guarda de Finanças da Itália (Polícia do Ministério de Economia).

Segundo as fontes, os passageiros foram transferidos a três navios da Capitania dos Portos e a uma patrulheira da Guarda de Finanças, antes de o barco afundar.

Os imigrantes foram transferidos ao centro de assitência humanitária da ilha, onde se encontram outros 300 imigrantes ilegais, a maioria deles tunisianos, que aguardam deportação.

Pouco depois, outro barco com 175 imigrantes também provenientes da Líbia foi rebocado por uma lancha patrulheira da Guarda de Finanças ao sul da ilha de Lampedusa.

Outros 55 imigrantes que viajavam em uma embarcação procedente também da Tunísia foram auxiliados pela Guarda Costeira a poucos quilômetros de Pantelleria.




EXÔDO

Neste ano, desde o início dos protestos pró-democracia e conflitos civis nos países do Norte da África, diversas embarcações superlotadas com destino à Europa têm atravessado o Mar Mediterrâneo levando imigrantes que buscam refúgio ou melhores condições de vida fora de seus países de origem.

No dia 12 de maio, a UE (União Europeia) deu um primeiro passo para restabelecer os controles pontuais em suas fronteiras internas com o objetivo de enfrentar a imigração ilegal, mas se comprometeu a ir com cautela para evitar colocar em perigo o tratado de Schengen (de livre circulação entre os europeus).

Os países europeus concordaram em examinar a proposta da Comissão Europeia para reintroduzir os controles como "último recurso" e em "condições claramente definidas e excepcionais", indicou a comissária de Imigração, Cecilia Malmstrom, durante uma reunião em Bruxelas de ministros do Interior da UE.

O aumento da chegada de imigrantes norte-africanos à Europa devido à "primavera árabe" fez os 27 países que compõem o bloco europeu solicitarem uma revisão do tratado de Schengen.

Das 750 mil pessoas que fugiram nas últimas duas semanas do conflito líbio, apenas "umas poucas chegaram à Europa, mas são suficientes para fazer refletir sobre como devemos enfrentar" a situação, argumentou Malmstrom.

Esta é a razão da opção dos países da UE de decidir estudar a possibilidade de reinstaurar controles fronteiriços, uma questão que os chefes de Estado e de governo voltarão a debater em uma cúpula no dia 24 de junho em Bruxelas, segundo a comissária europeia.

USB VENDIDO NAS RUAS DA HOLANDA TINHA DADOS SECRETOS DE MILITARES (BRUXELAS)...


Dados confidenciais sobre a venda de 18 caças-bombardeiros F-16 holandeses ao Exército chileno foram encontrados em um dispositivo USB comprado em um comércio popular de Goirle (Holanda), informou neste sábado a agência de notícias ANP.

O dispositivo continha dados pessoais de militares e funcionários das empresas envolvidas na negociação, tanto holandeses como chilenos, e também informações sobre os pontos fortes e frágeis deste tipo de aeronave.

Um porta-voz do Ministério de Defesa holandês afirmou que o governo local tomou conhecimento do assunto e pretende recuperar o dispositivo para averiguar como ele foi parar em um centro de comércio popular, segundo a agência de notícias.

OTAN BOMBARDEIA ARREDORES DO QUARTEL-GENERAL DE GADDAFI EM TRÍPOLI (LÍBIA)...

imagens via satélite do quartel-general de gaddafi

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lançou um raro ataque aéreo diurno neste sábado em Trípoli, depois de cinco noites consecutivas de ataques,

aumentando a pressão militar e diplomática sobre o ditador líbio Muammar Gaddafi para que deixe o poder após 41 anos.

A Otan informou que o ataque aéreo tinha como alvo um centro de comando e controle localizado no complexo residencial do dirigente.

O ataque causou um forte estrondo na capital da Líbia no início da manhã, mas não ficou claro se ele foi causado por uma bomba ou um míssil. Nenhuma informação adicional foi liberada.

A Otan bombardeou vários locais na capital, na noite de sexta-feira, informou a televisão estatal da Líbia e o canal de notícias árabe al Arabiya. A TV líbia disse que os ataques da Otan também causaram "danos humanos e materiais" em Mizda, no sul.



Ataque aos arredores do complexo residencial do ditador líbio causou um forte estrondo em Trípoli


A Rússia se juntou aos líderes ocidentais na sexta-feira ao instar Gaddafi a deixar o governo e se ofereceu para mediar a sua saída, proporcionando um grande impulso para as potências da Otan que pretendem acabar com o longo governo do coronel líbio.

Foi uma mudança fundamental no tom de Moscou, que anteriormente já havia criticado os ataques contra a Líbia, que já duram 10 semanas.

A Otan interveio sob mandato da ONU para proteger os civis das forças de Gaddafi, mas efetivamente auxiliando os rebeldes em sua tentativa de derrubá-lo e acabar com o prospecto de uma longa guerra civil.

A aliança militar disse que estava se preparando para utilizar helicópteros pela primeira vez no país do norte da África, a fim de aumentar a pressão sobre as forças de Gaddafi no campo.

"Há sinais crescentes de que está crescendo o impulso dos que lutam contra Gaddafi. Assim, é correto aumentar a pressão militar, econômica e política", disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em uma cúpula na França do G8 (grupo dos oito países mais ricos).

O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse a Gaddafi, que chegou ao poder em um golpe em 1969, que ele não tinha o direito de governar a Líbia.

"A comunidade internacional não o vê como o líder da Líbia", disse Medvedev a repórteres durante a cúpula, acrescentando que enviará uma delegação à Líbia para iniciar as negociações. No entanto, o presidente russo não divulgou um plano específico para remover o governo de Gaddafi.

EGITO REABRE FRONTEIRA COM FAIXA DE GAZA PERMANENTEMENTE...


As autoridades do Egito reabriram neste sábado a passagem fronteiriça com a faixa de Gaza de maneira permanente, pela primeira vez desde junho de 2007, com o objetivo de consolidar a reconciliação palestina, confirmaram fontes oficiais à Efe.

A passagem foi aberta às 9h da hora local (4h de Brasília) e assim permanecerá até as 18h todos os dias da semana, exceto às sextas-feiras e em dias festivos.

Uma fonte oficial presente no lado egípcio da fronteira de Rafah assegurou à Efe que o ambiente era tranquilo e que não havia muita gente amontoada esperando para entrar na Faixa de Gaza, o que atribuiu ao fato de ontem ter sido dia festivo.

No último dia 25, o Egito decidiu abrir a passagem e aplicar o mesmo mecanismo vigente antes de 2007, que permitia a entrada dos cidadãos palestinos ao Egito através de todas suas passagens fronteiriças e aéreas.

A passagem de Rafah foi fechada em junho de 2007, depois que o grupo islamita palestino Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza após enfrentamentos armados com a facção nacionalista Fatah.

Desde essa data, a passagem só era aberta de forma esporádica para permitir a saída de doentes e a entrada de ajuda humanitária.

Após a revolução egípcia, que eclodiu em 25 de janeiro e desembocou na renúncia de Hosni Mubarak, o novo governo egípcio se comprometeu a revisar a situação da passagem de Rafah a fim de aliviar o bloqueio israelense contra a faixa palestina.

A decisão adotada na última quarta-feira exime de visto prévio as mulheres palestinas de todas as idades, os homens menores de 18 anos e os maiores de 49 anos.

Também não precisarão de visto os palestinos que estudam em universidades egípcias e aqueles que cruzarem Rafah para receber tratamento médico no Egito.

A medida beneficia também as famílias palestinas de Gaza que usam Rafah para viagem de retorno ou saída a um terceiro país, com a condição de mostrarem passaportes da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e vistos dos países que visitarão.

Um dia após ser conhecida a decisão egípcia, o Conselho Europeu decidiu estender sua missão de assistência na passagem fronteiriça de Rafah entre Gaza e Egito (Eubam, na sigla em inglês) até 31 de dezembro.

Em 4 de maio, o Fatah e o Hamas puseram fim a quatro anos de divisão, em cerimônia no Cairo na qual anunciaram oficialmente a assinatura do acordo de reconciliação palestina e, duas semanas depois, retomaram as negociações para a formação de um Governo de união nacional.

AS NOVIDADES DO BRASIL NA LIGA MUNDIAL...


A seleção brasileira vai estrear com novidade na Liga Mundial de Vôlei contra Porto Rico.

Os jogos serão nesta sexta-feira e no sábado. Sem os dois ponteiros principais, Dante e Murilo, as duas vagas no time titular ficaram com Giba e João Paulo Bravo.

O time ganha na qualidade do passe, mas perde no bloqueio. O certo é que Murilo, eleito o melhor jogador no último Mundial, e Dante jogam muita bola e fazem falta em qualquer seleção.

O Murilo iria até viajar com a seleção para Porto Rico, mas no dia do embarque a sua mulher, a ponteira Jaqueline, perdeu o bebê e o jogador foi dispensado dos dois primeiros jogos.


Dante, que disputou o Campeonato Russo, se apresentou apenas na última segunda-feira em Saquarema e está na fase inicial de treinos. Deve se juntar ao grupo na próxima semana.

Giba, que perdeu a posição de titular na seleção na temporada passada, é o ponteiro mais experiente do grupo.


Na última Superliga, sofreu com lesões e não conseguiu fazer uma grande temporada. Já João Paulo Bravo foi escolhido pelo técnico Bernardinho por duas razões:

para manter o equilíbrio da equipe na recepção e porque é o ponteiro da seleção com estilo mais parecido com o Murilo. João Paulo Bravo, 32 anos, é o tipo daquele jogador completo, com destaque para a grande eficiência no fundo de quadra.


O resto do time é o mesmo que começou jogando e venceu a final do último Campeonato Mundial: o levantador Bruno e o oposto Leandro Vissotto; os centrais Lucas e Rodrigão.

A outra novidade é a volta do líbero Escadinha. Por problemas na coluna, ele ficou fora da seleção na temporada passada e foi substituído por Mário Júnior. É muito bom ter a volta do Escadinha, o melhor líbero do mundo.

Sempre exigente, o técnico Bernardinho diz que o tempo de preparação da seleção foi curto e que o time está longe do ideal e sem ritmo de jogo.


O certo é que mesmo com pouco tempo de treino, a equipe tem uma vantagem: conta basicamente com o mesmo grupo nos últimos dois anos e isso ajuda muito. Além do mais, Porto Rico não é nenhuma grande seleção.

Ok, vai dar um pouco de trabalho: joga com velocidade, vai ter o apoio da torcida e tem um bom oposto, o Hector Soto. Mas não tem tradição. Na hora de fechar o set, isso pesa. E aí, o Brasil larga na frente.

O grupo do Brasil tem mais duas seleções com tradição e história: Estados Unidos e Polônia, que se enfrentam também nesta sexta-feira e no sábado.

Para encerrar, um destaque para o Minas, que resolveu apostar em dois ex-jogadores da seleção: o levantador Marcelinho e o oposto Anderson.


Eles vão substituir Marlon e André Nascimento, que deixaram a equipe.

Cida Santos, 45, colunista da Folha, é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992.

DEFENDER A MARCHA DA MACONHA ME FAZ UM CRIMINOSO?...


Não fumo maconha e conheço perfeitamente os perigos de usar essa droga --aliás, também não fumo cigarro. Sou dos que defendem a restrição à publicidade de bebida e sempre criticou o uso de celebridades para vendê-la.

Mas acho que as pessoas têm o direito de expressar publicamente suas ideias. Dai não conseguir entender a proibição da Marcha da Maconha e, muito menos ( muitíssimo menos) a manifestação programada para criticar a violência policial.

Há um grupo cada vez mais influente de cientistas, educadores e políticos pelo mundo que defendem a seguinte ideia: liberar as drogas causaria menos danos do que proibi-la. Pelo menos o poder público poderia fiscalizar sua qualidade.

O apoio é ainda maior quando eles falam da maconha que, segundo toneladas de estudos, apesar de todos os riscos, causa menos danos que todas as demais drogas. Inclusive quando comparado ao cigarro e à bebida alcóolica.

Isso significa que, ao defender esse ponto de vista, eu estaria incitando o uso das drogas e este artigo deveria ser proibido?


Gilberto Dimenstein, 53 anos, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha.com às segundas-feiras.

SOLDADOS DANÇAM FUNK AO SOM DO HINO NACIONAL E VÍDEO CAI NA INTERNET...



Um vídeo divulgado na internet mostra seis soldados, supostamente da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, do Rio Grande do Sul, dançando funk ao som do hino nacional.

Depois de fazerem posição de "sentido" e prestarem continência, o hino nacional brasileiro começa a tocar e os soldados passam a dançar, animadamente, uma coreografia de funk.

A assessoria de imprensa do Exército afirmou à Folha que foi aberto um inquérito penal militar para apurar os fatos. Esse inquérito será concluído em sigilo.

O Exército não confirmou se os soldados estão detidos no quartel, que fica na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul.

O Código Penal Militar prevê pena de detenção de um a dois anos para o crime de "desrespeito a símbolo nacional".

LANCHA ATINGE EMBARCAÇÃO QUE ERA RETIRADA DE LAGOA DO DISTRITO FEDERAL (BRASÍLIA)...


Equipes fazem buscas por desaparecidos após naufrágio de barco

com mais de cem pessoas no lago Paranoá


Uma lancha atingiu na noite de sexta-feira (27) a embarcação que naufragou no lago Paranoá, em Brasília (DF), na noite de domingo (22), e que tinha começado a emergir ontem.

Segundo o o tenente-coronel Negrão, do Corpo de Bombeiros, a lancha era conduzida por um homem com sinais de embriaguez, que bateu contra o barco e danificou dois balões de flutuação usados para mover a embarcação que tinha naufragado.

O homem que pilotava a lancha foi levado pela Marinha a uma delegacia, mas se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Balões de flutuação têm diferentes capacidades e foram usados ontem para mover a embarcação, na tentativa de retirá-la do lago. Parte do trabalho deu certo --os bombeiros conseguiram 'desencravar' a popa (parte de trás) da embarcação do fundo do lago. O trabalho iria iria ser retomado neste sábado, mas, com o acidente, deve sofrer atrasos.

Um dos balões atingidos pela lancha tem capacidade para levantar 6.000 kg, e o outro, 2.000 kg. Eles seriam reposicionados na proa do barco para conseguir elevar a embarcação e colocá-la numa posição de navegação.

Segundo Negrão, as equipes estão desde as 7h no lago para avaliar os danos. Caso não seja mais possível usar os dois balões de flutuação atingidos, será necessário reposicionar os demais balões --o problema é que eles estão em pontos estratégicos de sustentação do barco, e um reposicionamento errado pode fazer com que a embarcação afunde novamente.

A retirada do barco do fundo do lago é fundamental para as investigações da Polícia Civil, que terá o apoio da Marinha para descobrir as possíveis causas do acidente. A superlotação é uma das hipóteses que estão sendo investigadas para o acidente.


INVESTIGAÇÃO


O "Imagination" havia partido de um clube e passava por outros recolhendo passageiros para uma festa. Ele enfrentou problemas quando passava próximo da ponte Juscelino Kubitschek. Nove pessoas morreram no naufrágio.

Segundo relato de sobreviventes, o barco virou após uma lancha passar muito perto e provocar ondulações, mas as circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas. O garçom Everaldo Sales da Silva, 43, negou que a lancha tenha provocado ondulações.

"Já ouvimos relatos de colisão, de problema, de explosão, mas isso é prematuro. Só teremos certeza com a perícia", afirmou o delegado titular do 10º DP, Adival Cardoso de Matos, que investiga o caso.

O comandante do barco, Airton da Silva Maciel, era habilitado para a função. Ele e o proprietário da embarcação foram ouvidos pela Polícia Civil e, segundo o delegado, afirmaram que o barco era legalizado.

Passageiros relataram que ninguém usava coletes salva-vidas. O comandante afirmou que começou a distribuir os coletes assim que o problema começou, mas que o barco submergiu muito rápido, o que teria dificultado a distribuição.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

FIFA AMEAÇA TIRAR SÃO PAULO DA COPA DO MUNDO DE 2014...



Entidade confirma que a capital paulista e Natal não receberão a Copa das Confederações, em 2013

Capital econômica do Brasil, São Paulo corre sério risco de não ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.


Em reunião na Fifa, nesta sexta-feira, o secretário geral da entidade garantiu que não tolerará atrasos na obras do Mundial.


Na ocasião, Jerome Valcke confirmou que a cidade de maior população do país está realmente fora da Copa das Confederações, assim como Natal.

O comitê organizador da Copa de 2014 apresentou um relatório sobre os progressos dos preparativos em todo o Brasil.


Os dirigentes afirmaram que, de um modo geral, estão satisfeitos com o cronograma da obras. No entanto, seguem preocupados com a infraestrutura de transportes, inclusive dos aeroportos.

VENDA DE IPAD 2 COMEÇA COM FILA EM SÃO PAULO...

A Apple iniciou à 0h desta sexta as vendas do iPad 2 no Brasil, num evento com direito a performance de DJs, aplausos e espumante em um espaço dedicado à empresa no Shopping Iguatemi, zona oeste de São Paulo.

O estudante universitário Pedro Wilson, 20, foi o primeiro a comprar o aparelho, um iPad de 32 GB Wi-Fi.

Morador de Santos, saiu da faculdade às 12h, seguiu para a capital e chegou ao shopping às 15h.



O estudante universitário Pedro Wilson, 20



"Valeu muito a espera, não comprei o iPad 1 já esperando que esse seria melhor", disse.

Depois de comprar o tablet, o estudante foi saudado com espumante, antes de encarar o retorno para a Baixada Santista.

O segundo da fila foi o bancário André Rodrigues, 26, que se diz "reincidente de iPad".

No ano passado, foi o primeiro da fila a comprar o iPad 1, também no Iguatemi.

"Já me desfiz dele e quero novo porque o produto foi todo retrabalhado", disse.

Pouco antes da meia-noite, mais de cem pessoas formavam fila para comprar o aparelho, que chega ao varejo nesta sexta.

O shopping Iguatemi foi o único local físico a vender o iPad 2 já nesta madrugada.

Entre as estrelas da noite, estava Igor Cavalera, ex-integrante da banda Sepultura, numa performance como DJ tocando música eletrônica a partir do iPad 2.



Consumidores fazem fila no Shopping Iguatemi, em São Paulo

O casal de humoristas Marcelo Adnet e Dani Calabresa e o vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, também marcaram presença no lançamento. Já a apresentadora Luciana Gimenez, fanática confessa dos produtos da Apple, chegou ao local por volta da 1h15.

O iPad 2 mais barato custa R$ 1.649, no modelo de 16 GB com conexão à internet Wi-Fi. O iPad 2 mais caro, de 64 GB com conexões à internet Wi-Fi e 3G, custa R$ 2.599.

A nova versão do tablet é mais fina que a antecessora, traz duas câmeras --uma frontal e outra traseira, ideais para videoconferências-- e uma capa inteligente (opcional), que desliga o aparelho automaticamente ao ser fechada.

A partir desta sexta, o iPad 2 será vendido em lojas do Rio, de São Paulo e nas 25 revendas exclusivas da empresa no Brasil, além das operações on-line.

As primeiras unidades de iPad 2 ainda são importadas, mas a expectativa é que os aparelhos comecem a ser produzidos localmente.

Eles poderão ficar até 31% mais baratos com a desoneração tributária de PIS e Cofins publicada pelo governo no início da semana.



terça-feira, 24 de maio de 2011

NA AMÉRICA LATINA, USP (SÃO PAULO) É A 1º COLOCADA EM RANKING DAS MELHORES UNIVERSADES DO MUNDO...



A USP aparece em 232º e a Unicamp, em 248º no Ranking Mundial de Universidades 2010-11 da Times Higher Education. "Há fortes evidências de excelente pesquisa na América Latina, mas as mudanças não ocorrem da noite para o dia", diz Ann Mroz.

A THE chama a classificação de 201 a 400 de "posição indicativa", devido às diferenças pequenas entre elas.



De acordo com o ranking, Harvard é a melhor universidade do mundo. Entre as 200 instituições que figuram no ranking, mais de um terço é de norte-americanas (72).

Em sua sétima edição, o ranking também revela a forte presença das asiáticas. Entre as 50 melhores, o continente possui sete e, nessa faixa, já bate a Europa continental: Suíça (2), França (2), Alemanha e Suécia.

CORAL NORTE-AMERICANO FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA HOJE EM SÃO PAULO...


o coral norte-americano George Washington University Singers and Troubadors
Pela primeira vez em São Paulo, o coral norte-americano George Washington University Singers and Troubadors se apresenta hoje às 12h30 no Centro Cultural São Paulo. No repertório do grupo, canções folclóricas e spirituals. O show faz parte da série "Concerto ao Meio-Dia" e tem entrada gratuita.

Mais tarde, às 15h, a cantora Adriana Moreira sobe ao palco do Sesc Consolação para um tributo a Clara Nunes. O show gratuito integra o projeto "Bate-papo Musical", destinado à terceira idade.


George Washington University Singers and Troubadors
Onde: Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo, tel.: 0/xx/11/3397-4002 ou 3397-4064
Quando: Ter., às 12h30
Quanto: grátis



Adriana Moreira canta Clara Nunes
Onde: Sesc Consolação - r. Doutor Vila Nova, 245, São Paulo, tel.: 0/xx/11/3234-3000
Quando: Ter., a partir das 15h
Quanto: grátis

Para mais informações, acesse o site Catraca Livre

MILIONÁRIO RUSSO COMPRA PARTE DA MPB...

milionário russo len blavatnik dono da warner chapel

O documentário "Uma Noite em 67", de Ricardo Calil e Renato Terra, retrata um momento importante da MPB: o final do Festival da Record daquele ano, que reuniu nomes como Gilberto Gil, Mutantes, Caetano Veloso, Edu Lobo, entre outros.

Se você assistiu ao filme e prestou atenção nos créditos, viu que grande parte das músicas pertence à gravadora Warner Chapel, que acabou de ser comprada pelo milionário russo Len Blavatnik.

As gravadoras multinacionais foram importantes para a nossa MPB. "Isso explica, entretanto, por que razão nossa música toca no mundo todo, mas não recebemos nada por isso, na maioria dos casos", diz Ronaldo Lemos em sua coluna "Internets" no caderno Folhateen desta segunda-feira.

POLÍCIA NÃO FORNECE INFORMAÇÕES SOBRE EXAME DE DNA DO EX-DIRETOR GERENTE DO FMI DOMINIQUE STRAUSS KAHN...

ex-diretor gente do fmi dominique strauss kahn


acusado de abuso sexual contra camareira

A polícia de Nova York não forneceu "informações sobre o resultado" do exame de DNA a que foi submetido o ex-diretor do FMI Dominique Strauss-Kahn, acusado pela Justiça americana de crimes sexuais, disse nesta terça-feira um porta-voz da polícia.

Duas redes de TV dos Estados Unidos e uma da França indicaram segunda-feira que o DNA de Strauss-Kahn havia sido encontrado na roupa de sua suposta vítima, uma camareira de hotel de 32 anos.

Citando fontes ligadas à investigação, as redes ABC e NBC asseguraram que os resultados das análises tinham sido enviados no domingo às autoridades francesas.

O site do canal de televisão France 2 havia informado que o esperma do ex-chefe do FMI tinha ficado na gola da camisa da camareira.

Na segunda-feira, a polícia e o gabinete do promotor se negaram a comentar as informações.

"Nada será revelado antes do julgamento", disse à AFP um porta-voz do gabinete do promotor, Erin Duggan.

As análises devem confirmar se houve ou não ato sexual, embora a prova da existência de violência seja mais difícil de ser verificada, ressaltam os especialistas.

Os resultados dos exames de DNA efetuados em Strauss-Kahn, em sua suposta vítima e na suíte do hotel Sofitel, onde os fatos teriam ocorrido, eram aguardados para o início desta semana. Segundo a NBC, o esperma de Dominique Strauss-Kahn foi encontrado na gola da camisa da suposta vítima, cuja identidade não foi revelada pelas autoridades americanas.

Uma porta-voz do tribunal, Erin Duggan, havia declarado nesta segunda-feira de manhã que nada seria comunicado antes do processo, e repetiu a mesma coisa nesta segunda-feira à tarde.




RENÚNCIA

O francês renunciou ao cargo esta semana após ter sido preso sob acusação de crimes sexuais contra uma camareira de um hotel em Nova York. Ele foi libertado nesta sexta-feira após pagamento de fiança de US$ 1 milhão e uma caução de US$ 5 milhões. Ele teve ainda de entregar todos os seus documentos de viagem e usar uma tornozeleira de localização.

O agora ex-diretor-gerente do FMI foi acusado formalmente de tentativa de estupro e agressão sexual contra uma camareira do hotel Sofitel de Nova York, onde se hospedou há uma semana. Em uma audiência realizada na segunda-feira (16) estiveram presentes sua mulher e sua filha, Camille, ambas muito emocionadas. Strauss-Kahn responderá por sete acusações apresentadas pela promotoria.

De acordo com a acusação, a camareira teria entrado no quarto do hotel acreditando que ele estava vazio. Strauss-Kahn estava no banheiro tomando banho. Ao sair, ele a "cercou por trás e a tocou de maneira inconveniente" e "a obrigou a cometer um ato sexual", alegam.

Strauss-Kahn deixou o hotel rapidamente, mas acabou sendo detido a bordo de um avião quando tentava voltar à França, a apenas dois minutos da decolagem.

Caso seja declarado culpado, Strauss-Kahn --cuja prisão abalou o Partido Socialista Francês, que pretendia lançá-lo como candidato nas eleições presidenciais de 2012-- pode ser condenado a até 74 anos de prisão. O julgamento será em 6 de junho.

RAIOS ATINGEM BANGLADESH E MATAM 40 PESSOAS...

Sem-teto bengali senta na calçada durante chuva;

raios matam ao menos 40 pessoas

Raios que atingiram Bangladesh durante uma forte tempestade nesta segunda-feira mataram ao menos 40 pessoas e deixaram mais de 150 feridos, disseram a polícia e autoridades locais nesta terça-feira.

O número de mortes foi o maior já registrados para um único dia para vítimas de raios. A maioria estava colhendo arroz ou pescando, no momento em que foram atingidas. Dez morreram no distrito de Chapainawabganj, no noroeste do país.

Tempestades elétricas no período que antecipa a temporada de monções, com início em maio ou junho, são frequentemente responsáveis por mortes e danos às plantações locais.

MLHARES FICAM RETIDOS EM AEROPORTOS APÓS CANCELAMENTO DE 252 VOOS...

252 VOOS FORAM CANCELADOS DE VÁRIAS LINHAS AEREAS DEVIDO A

NUVEM DE CINZAS EXPELIDA PELO VULCÃO

A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão islandês Grimsvötn deixou milhares de passageiros retidos em aeroporotos da Escócia e Noruega, no norte da Europa. A preocupação é que a nuvem se desloque em direção ao sul do continente.

"A nuvem chegou na Escócia e no norte da Irlanda", explicou o chefe de operações do órgão de controle do tráfico aéreo europeu (Eurocontrol), Brian Flynn.

"No final do dia, a nuvem deve alcançar o sul da Escandinávia, a Dinamarca e parte do norte da Alemanha. Depois, deve continuar seguindo para o sul e alcançar primeiro a França e depois a Espanha, mas é difícl saber quando", afirmou.

A Eurocontrol anunciou o cancelamento de 252 voos nesta terça-feira devido à nuvem de cinzas, que já obrigou o presidente americano, Barack Obama, a antecipar sua saída da Irlanda na segunda-feira rumo a Londres.

Companhias aéreas como British Airways, KLM, Easyjet e Aer Lingus suspenderam seus voos com destino final na Escócia até, pelo menos, a tarde de hoje.

A companhia de baixo custo Ryanair também cancelou voos nas áreas afetadas, mas pediu uma reunião com as autoridades irlandesas porque considera "não haver razões para os cancelamentos de voos", informou a companhia em seu site.





A autoridade britânica de regulação do tráfico aéreo (NATS, National Air Traffic Services) havia informado que a nuvem de cinzas passaria pela Escócia entre as 06h e o meio-dia (03h e 09h no horário de Brasília), e que afetaria algumas regiões do Reino Unido entre as 13h e 19h (09h e 15h de Brasília) desta terça-feira.

Os aeroportos de Glasgow e Edimburgo já foram afetados na noite desta segunda-feira. Os aeroportos de Aberdeen e Inverness permanecerão fechados nas próximas horas, segundo a NATS.

Além dos aeroportos escoceses, também devem ser prejudicados, segundo o órgão britânico, os aeroportos de Londonderry (Irlanda do Norte) e Newcastle (norte da Inglaterra).



CAOS AÉREO



Com medo de um caos aéreo como o do ano passado, quando a eupção de outro vulcão islandês fechou o espaço aéreo de boa parte da Europa por quase um mês, as autoridades aéreas reiteraram que o espaço aéreo deve permanecer aberto.

Na época, a medida foi considerada exagerada por muitas companhias aéreas, qeu deixaram de transportar milhões de pessoas.

Desta vez, as autoridades não impuseram nenhuma decisão, e deixaram que cada companhia aérea decidisse por critério próprio, contanto que provem ter um "plano de emergência em caso de dificuldades".

Segundo o ministro dos Transportes britânico, Philip Hammond, o país "está muito melhor preparado" do que em 2010 para lidar com a situação, uma vez que aumentou em 20 vezes o limite de concentração de cinzas para autorizar voos.

O vulcão Grimsvotn, o mais ativo da Islândia, registrou no sábado passado a erupção inicial mais violenta dos últimos cem anos, provocando uma imensa nuvem de cinzas.

A atividade diminuiu na noite de segunda-feira, e a coluna de fumaça já é muito mais baixa do que na véspera, informou nesta terça-feira o Escritório de Meteorologia da Islândia, "provavelmente" em consequência da diminuição das emissões e dos ventos fortes.



VISITA DE OBAMA



Ontem, a fumaça forçou o presidente americano, Barack Obama, a encurtar a visita à Irlanda, e causou receio de uma crise similar à causada pelo vulcão Eyjafjalljokull, que deixou retidos milhões de passageiros no ano passado. No entanto, autoridades dizem que não haverá um distúrbio de tamanha proporção.

De acordo com a Autoridade Britânica de Aviação Civil, os fortes ventos que atingem a Escócia dificultam prever em que direção a nuvem de fumaça deve se mover. No entanto, controladores aéreos dizem que ela deve chegar a aeroportos na Escócia, norte da Inglaterra e da Irlanda na tarde desta terça.

A British Airways suspendeu voos entre Londres e Escócia, enquanto a companhia holandesa KLM e a Easyjet cancelaram voos com destino e partida no norte da Inglaterra e Escócia. Outras três companhias domésticas também anunciaram distúrbios.

A companhia de baixo custo Ryanair informou que não deve cancelar voos entre Irlanda e Escócia, e que se reunirá com responsáveis na manhã de hoje para discutir a questão.




AEROPORTOS



O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (Nats, na sigla em inglês), que controla o tráfego no Reino Unido e no leste do Atlântico, disse que os aeroportos continuarão abertos, mas que os voos devem ser afetados entre 13h (9h de Brasília) e 19h (16h de Brasília).

Em um comunicado, o Nats disse que a fumaça deve afetar os aeroportos de Londonderry, no norte da Irlanda, Glasgow, Edimburgo e Prestwick, na Escócia, além de Newcastle, Carlisle, Durham Tees Valley e Cumbernauld, no norte da Inglaterra. Ela alertou passageiros para checar informações com as companhias antes de viajar.

A operadora aeroportuária norueguesa Avinor disse que a nuvem de fumaça que cobriu o noroeste do país nesta terça-feira se moveu para longe da costa e já não afeta os aeroportos de Stavanger e Karmoey. No entanto, a fumaça deve voltar ao sul da Noruega na tarde de hoje.



Passageiros dormem em colchonetes em Edimburgo; ao menos 252 voos foram cancelados

HITLER MANTÉM TÍTULO DE CIDADÃO DE HONRA EM CIDADE DA ÁUSTRIA...


Adolf Hitler fala para cerca de 30 mil nazistas em Kiel, na Alemanha;

ele mantém título de cidadão de honra


O ditador nazista Adolf Hitler (1889-1945) continua sendo até hoje cidadão de honra da cidade austríaca de Amstetten, que ganhou a triste fama mundial por ser o lar de Josef Fritzl, que escravizou e violou sua filha durante 24 anos, informa nesta terça-feira a emissora pública ORF.

Segundo denunciou o vereador do partido verde, Raphael Lueger, os responsáveis da Prefeitura de Amstetten (no estado de Baixa Áustria) sabem há anos dessa cidadania de honra mas nunca quiseram fazer nada para revogá-la.

"Sempre disseram que a situação se subentende e que não é preciso uma revogação separadamente. Mas eu me pergunto: por que não simplesmente se revoga?", disse Lueger em declarações a "ORF".

Hitler visitou Amstetten em 1939, uma cidade que se encontra a 130 quilômetros ao oeste de Viena, e desde então leva oficialmente o título de "cidadão de honra".

Perante as críticas lançadas pelos ecologistas através da imprensa austríaca, o prefeito social-democrata da cidade, Herbert Katzengruber, prometeu reagir.

"Devemos dar um sinal e eliminar este tema e declarar a cidadania de honra (de Hitler) como nula e sem efeito", manifestou o prefeito em declarações à emissora pública.

Segundo o vereador, o conselho da Prefeitura de Amstetten se reunirá o mais rápido possível para tomar este passo.

Mas o caso de Hitler não é o único, os ecologistas querem estudar também a revogação da cidadania de honra de Paul Scherpon, um antigo tenente de prefeito da cidade e membro do partido nazista.

Amstetten, de 23 mil habitantes, foi cenário de um dos piores crimes da história da Áustria, descoberto em maio de 2008, quando descobriram que Josef Fritzl tinha aprisionado sua filha Elisabeth durante 24 anos em um porão, onde a violou sistematicamente e com a qual teve sete filhos.

Fitzl, de 76 anos, foi condenado em março de 2009 a prisão perpétua.

PASTOR QUE PREVIU APOCALIPSE DIZ QUE MUNDO ACABARÁ EM OUTUBRO

PASTOR CALIFORNIANO HAROLD CAMPING,89 ANOS DIZ PREVER FIM DO MUNDO


Um pastor cristão evangélico americano ridicularizado por ter anunciado que o mundo seria assolado por um terremoto cataclísmico no último sábado (21) disse ter se enganado na data.

O californiano Harold Camping, que tem 89 anos, explicou que sua previsão estava cinco meses adiantada.

Ele admitiu que cometeu um erro de interpretação, mas insistiu que os fatos estão corretos: o apocalipse vai acontecer no dia 21 de outubro.

Horas antes do horário previsto para o cataclismo, em entrevista à BBC, Camping admitiu ter errado uma previsão anterior --de que o mundo terminaria em 1994.

O repórter da BBC lembrou Camping de que, após errar sua previsão em 1994, o pastor havia dado entrevistas a jornalistas.

"É verdade", respondeu Camping. "Mas não tente marcar uma entrevista comigo desta vez, porque não vou estar aqui amanhã", retrucou o pastor.

Após constatar que sua previsão estava novamente errada, Camping comentou que se sentiu tão mal que saiu de casa com a mulher e se hospedou em um hotel.


ESCOLHIDOS


De acordo com as previsões de Camping, o dia 21 de maio seria o dia do Julgamento Final, quando um grupo seleto contendo entre 2% e 3% da população do planeta seria levado para o céu.

Os que ficassem para trás enfrentariam meses de sofrimentos antes de perecer na destruição final da Terra, com data prevista para o dia 21 de outubro.

Na segunda-feira, o pastor falou a ouvintes de seu programa na Family Radio, uma rede cristã de rádio fundada por ele.

Segundo o pastor, o que houve foi um erro de interpretação. Deus é misericordioso e decidiu não punir a humanidade com cinco meses de sofrimento.

O mundo ainda vai acabar, porém no dia 21 de outubro, ele explicou.

Vários seguidores do pastor abandonaram suas casas, poupanças e empregos para se preparar para o fim do mundo.

Alguns contrataram serviços de empresas para cuidar de seus bichos de estimação, que seriam deixados para trás.

CHAPÉU "ASSENTO DE PRIVADA" DE PRINCESA É VENDIDO POR R$213 MIL (LONDRES)...


Princesa Beatriz (à dir.) ao lado do pai, o príncipe Andrew,


e da irmã, a princesa Eugenie; chapéu é vendido



O chapéu usado pela princesa Beatrice no casamento real britânico no mês passado e que foi ridicularizado por se parecer com um assento de privada foi vendido por 81.100 libras (R$ 213 mil) no site de leilões eBay, disseram entidades beneficentes que se beneficiarão com a venda.

O dinheiro será dividido igualmente entre a Unicef e a fundação Children in Crisis, que publicaram os resultados do leilão em seus sites oficiais.

O alvoroço que se criou em torno do chapéu usado por Beatrice no casamento de seu primo, príncipe William, com a namorada de longa data Kate Middleton surpreendeu a princesa -- filha do tio de William, príncipe Andrew, com Sarah Ferguson.

"Eu estou impressionada com a atenção que o chapéu conquistou", disse Beatrice no site de leilões. "Espero que a pessoa que vencer o leilão se divirta tanto com o chapéu quanto eu me diverti."

O chapéu, criado pelo estilista Philip Treacy, teve um preço inicial de 5.000 libras (R$ 13 mil).

Treacy disse estar "encantado, lisonjeado e emocionado com a decisão da princesa Beatrice de doar seu chapéu à caridade.

IMAGENS DA NASA MOSTRAM VULCÕES EM ERUPÇÃO VISTOS DO ESPAÇO...


Imagens da Nasa mostram vulcões em erupção vistos do espaço


Imagens feitas por satélites da Nasa, a agência espacial americana, mostram a atividade do vulcão Grimsvotn, na Islândia, que entrou em erupção no último sábado, e ajudam a mostrar a dimensão e o impacto do fenômeno.

A erupção do Grimsvotn já provocou o cancelamento de centenas de voos na Europa.

No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocaram o cancelamento de cerca de 100 mil voos na Europa ao longo de quase um mês, gerando um prejuízo estimado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 2,75 bilhões).

As imagens feitas pela Nasa ajudam especialistas a estudar erupções e muitas vezes até servem como primeiro alerta para as atividades vulcânicas.

Em maio de 2006, o início da erupção do vulcão Cleveland, no Alasca, foi visto inicialmente por ocupantes da Estação Espacial Internacional, que avisaram o Observatório de Vulcões do Alasca.

Outras imagens registradas pela Nasa incluem as erupções recentes do monte Etna, no sul da Itália, do vulcão Mayon, nas Filipinas, e dos vulcões Mauna Loa e Mauna Kea, no Havaí.

TEPCO CONFIRMA DERRETIMENTO EM MAIS 2 REATORES NUCLEARES NO JAPÃO...


Vista aérea da usina de Fukushima, no Japão;

Tepco admite derretimento em mais dois reatores

A operadora da usina nuclear que está no centro da crise de radiação no Japão após o terremoto e tsunami que atingiram o país confirmou nesta terça-feira que houve derretimento de barras de combustível em três de seus reatores.

A Tokyo Electric Power disse que o derretimento das barras de combustível nos três reatores aconteceram no início da crise na usina de Fukushima Daiichi, após o desastre de 11 de março.

O governo e especialistas já haviam informado anteriormente que as barras de combustível em três dos seis reatores nucleares provavelmente teriam derretido no início da crise, mas a operadora, também conhecida como Tepco, só confirmou o derretimento no reator 1.

Autoridades da Tepco disseram que uma revisão dos dados registrados na usina desde o começo de maio concluiu que a mesma coisa aconteceu nos reatores 2 e 3.

A descoberta inicial, que foi informada à agência de segurança nuclear do Japão, representa parte de um esforço inicial para explicar como os eventos em Fukushima saíram do controle no começo da crise.

Também nesta terça-feira, o governo nomeou Yotaro Hatamura, professor de engenharia da Universidade de Tóquio, especialista em falhas de sistemas complexos e projetos, para chefiar uma comissão que irá investigar a causa da crise nuclear e como ela está sendo enfrentada.

As medidas foram tomadas no momento em que investigadores da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) iniciaram uma visita de duas semanas ao Japão para preparar um relatório do acidente, a ser entregue à agência das Nações Unidas em junho.

Alguns analistas acreditam que o atraso em confirmar os derretimentos em Fukushima indica que a operadora temia gerar pânico ao divulgar a gravidade do acidente mais cedo.

"Agora as pessoas estão acostumadas à situação. Nada está resolvido, mas os negócios foram retomados normalmente em lugares como Tóquio", disse Koichi Nakano, professor de ciências políticas da Universidade de Sofia, em Tóquio.

Nakano disse que, ao confirmar os derretimentos só agora, a Tepco pode estar esperando que um impacto menor. A palavra "derretimento" tem uma conotação tão forte que quando a situação estava mais incerta, mais pessoas provavelmente teriam fugido de Tóquio, afirmou.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PROJETO QUER FOTOGRAFAR EM 3D TODAS AS ESPÉCIES DE FORMIGAS (EUA)...

Pesquisador diz que só 15% das espécies são conhecidas



Cientistas da Academia de Ciências da Califórnia, nos EUA, iniciaram um projeto para fazer imagens digitais e superdetalhadas de todas as cerca de 12 mil espécies de formigas conhecidas pela ciência.

"São insetos incríveis", diz o pesquisador-chefe do projeto, Brian Fisher. "As formigas inventaram (o conceito de) cultivo agrícola muito antes que os humanos."

Fisher criou o projeto AntWeB, que já oferece imagens detalhadas de mais de 5.000 espécies catalogadas. O cientista agora planeja viajar pelo mundo com as imagens, exibindo-as em museus.

As fotos foram produzidas com um software chamado Auto-Montage 3D, desenvolvido no Reino Unido. Ele tira e combina diferentes imagens em 3D, cada uma com um plano diferente de foco.

O catálogo ficará disponível on-line, para servir de fonte de informação para pesquisadores.

Segundo Fisher, ainda há muito o que descobrir sobre as formigas. "Descobrimos apenas cerca de 15% das espécies existentes na Terra", diz o especialista.


"E as pessoas parecem mais interessadas em descobrir se há vida em Marte do que (identificar) as outras 85%. Acho que, em parte, isso acontece porque não vemos o incrível mundo escondido (habitado pelas formigas)."

MARK ZUCKERBERG,EXECUTIVO-CHEFE DO FACEBOOK QUER CRIANÇAS MENORES DE 13 ANOS EM SUA REDE (EUA)...

MARK ZUCKERBERG DIRETOR E INVENTOR DO FACEBOOK
Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, defendeu a entrada de crianças menores de 13 anos em sua rede social em uma conferência, na semana passada. As informações são do site CNN Money.

Zuckerberg afirmou querer que menores de 13 anos entrem em sites como o Facebook e se mostrou determinado a mudar a situação, segundo o site. Nos Estados Unidos, uma lei proibe que menores de 13 anos de entrarem em sites que recolhem informações dos usuários.

"A minha filosofia é que, na educação, você precisa começar bem cedo", disse o executivo-chefe. "Por causa das restrições, ainda não começamos a pensar como as funções sociais do site poderiam ser usadas pelos menores de 13 anos. Se fossemos liberados, tomaríamos várias precauções para garantir a segurança das crianças mais novas."

CASO PALOCCI INSPIRA JOGO NA INTERNET...




As suspeitas sobre o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), que multiplicou seu patrimônio por 20 nos quatro anos em que atuou como deputado federal e consultor da iniciativa privada, já inspiraram até um game na internet.

Dono da WTorre elogia no Twitter assessoria que recebeu de Palocci

O jogo consiste em somar pontos ao enterrar, "com socos", corpos de animais com a cabeça de Palocci em nove buracos dispersos pelo plano de fundo.

Caso o jogador confunda o petista e acabe atacando um coelho cor-de-rosa com olhar inocente, ele perde pelo menos três pontos.

Esta não é a primeira manifestação na internet sobre o caso. Poucos dias depois da revelação feita pela Folha, o pedido de renúncia de usuários do Twitter se tornou um dos temas mais populares do site.

CARROS DA TOYOTA SERÃO "AMIGOS" DOS MOTORISTAS EM REDE SOCIAL (TÓQUIO)...



A Toyota e a empresa de computação em nuvem Salesforce.com irão desenvolver um serviço de redes sociais que permitirá aos motoristas se tornarem "amigos" de seus carros e receberem lembretes sobre manutenção e outros avisos.

O acordo marca a segunda parceria entre a maior montadora do mundo e uma empresa de software em meses. A Toyota e a Microsoft anunciaram planos no mês passado de levar serviços conectados à internet aos carros da Toyota.

"Serviços de redes sociais estão transformando a interação entre as pessoas e as formas de comunicação", afirmou o presidente da Toyota, Akio Toyoda, em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente-executivo da Salesforce.com, Marc Benioff, nesta segunda-feira.

"Os automóveis precisam evoluir alinhados com essa transformação", disse Toyoda.

Com a nova rede social, chamada "Toyota Friend", os proprietários dos veículos poderão "conversar" com seus Toyotas como se falassem com um amigo no Twitter ou no Facebook.

O carro teria seu próprio "perfil" e poderia enviar uma mensagem para o telefone do motorista, por exemplo, lembrando que ele deve carregar a bateria do veículo.


FOTOS ILUSTRATIVA

O serviço seria uma extensão da rede da Toyota baseada na plataforma Azure de computação em nuvem, que dá a clientes acesso à rede digital de serviços da Toyota, que inclui GPS e multimídia.

O serviço será oferecido primeiramente no Japão com os primeiros carros elétricos movidos a bateria e os híbridos dotados de plugue para carregamento, a serem lançados no ano que vem, afirmou a Toyota.

LIGAÇÃO DE 560 CIDADES SERÁ LOCAL APARTIR DE SÁBADO (BRASIL)...


Os usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento poderão fazer a partir de sábado (28) chamadas a custo de ligação local para municípios com mesmo DDD e que apresentem continuidade geográfica, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

De acordo com o comunicado, a mudança irá beneficiar, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios. Essa revisão é feita anualmente.

Veja lista de cidades

"O novo regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento [Ride] que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área [DDD]", explica em nota.

Foram contempladas no regulamento: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR), Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), Norte/Nordeste Catarinense (SC), Lages (SC), Carbonífera (SC) e Tubarão (SC).

Quanto às regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), todos os seus municípios já são considerados uma mesma área local.

As Rides são Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e Grande Teresina (PI/MA).