BLOGGER FABIO LAZARINI

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CINE BELAS ARTES:A ESPERANÇA PARA NOVOS CINEMAS DE RUA...(NEWS SAO PAULO)


Com as portas reabertas desde o dia 19 de julho, o Caixa Cine Belas Artes retorna como um dos protagonistas do cenário cultural da capital paulista. Longe de ser apenas um mero espaço de entretenimento, o cinema volta com o desafio de servir de exemplo para a abertura de outros espaços culturais fechados na cidade.


“O sucesso do Belas Artes está nos fazendo explorar possibilidades de abertura de outros cinemas de rua em São Paulo. Entendemos que esse modelo de parceria onde o parceiro, seja público ou privado, possa fechar a conta existente, reformar o espaço e reabrir ao público um cinema tradicional, pode ser um modelo interessante para cinemas inativos como o Marrocos e o Ipiranga”, disse o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad em coletiva de imprensa.
 O processo de reabertura dos cinemas tradicionais da Cinelândia, que permanecem de portas fechadas, está sendo avaliado e negociado no gabinete da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo que foca suas ações na procura de novos parceiros.

Entre as preocupações da prefeitura está o de nivelar os interesses do setor imobiliário que tendem a fechar os espaços culturais para faturar em cima dos imóveis. “Há vários cinemas e teatros que estão fechando porque individualmente não tem capacidade de confrontar com a dinâmica da especulação imobiliária [...] Muitas vezes esses estabelecimentos culturais foram um grande instrumento de valorização daquele equipamento. Quando se estabeleceram em áreas degradadas da cidade valorizaram o espaço, mudaram o sentido social daquela área e depois que o valor é agregado eles são expulsos para serem construídas outras atividades econômicas. A gente não pode ter os interesses econômicos do setor imobiliário sem ter o contraponto dos interesses culturais da cidade”, disse o secretário de cultura da cidade, Juca Ferreira.
imagens antes da reforma cine caixa belas artes abandonado

 Novas salas no Belas Artes

Até o fim de agosto duas novas salas, localizadas no subsolo do prédio, serão entregues ao público do Belas Artes, segundo o administrador do cinema André Sturm. A abertura dos espaços garantirá ao cinema um total de seis salas com projeção DCP (Digital Cinema Package) e três delas também terão projetores de película 35mm.

“Logo em Agosto retorna o ‘Noitão’, a maratona que começa à meia noite e segue até às 7 da manhã com três filmes diferentes. Teremos a partir de setembro programação de música às sextas à noite e outras novidades que em breve anunciaremos”, disse Sturm.

Entre as novidades previstas está a inauguração do “Drive-in Riveira” uma parceria com o Belas Artes e o restaurante Rivieira, localizado em frente ao cinema. “A partir de 2015, o espaço do cinema vai oferecer uma experiência nova, misturando cinema e gastronomia.

 Uma parceria com o Riveira Bar, reaberto recentemente na esquina em frente ao Belas Artes, vai levar para lá o “Drive-in Riveira”, uma sala no térreo com poltronas, sofás e mesas. Será uma sala com três sessões para ir em turma, assistir a filmes comendo e bebendo itens do bar, e não uma espécie de espaço VIP com aqueles assentos que deitam”, adiantou Sturm.
Com o valor de ingresso abaixo dos demais shoppings da Paulista e iniciativas populares de acesso ao cinema, como o Dia do Trabalhador, que garante meia-entrada às segundas-feiras, a aposta de Strum é que o cinema retome o espaço de protagonista no cotidiano dos cinéfilos de São Paulo. “O Caixa Belas Artes tem uma programação diferente com filmes de qualidade, os quais ficam mais tempo em cartaz, fora a exibição de clássicos – então, além do público geral, o cinema, com certeza, atrairá mais cinéfilos, que querem assistir filmes clássicos (muitas vezes até com aqueles risquinhos que trazem um clima especial), mas num ambiente de cinema”.

Sturm afirma ainda não se sentir pressionado de ter a sua administração à frente do Belas Artes servindo de exemplo aos demais cinemas que permanecem fechados na cidade .“ Não acho [que há pressão]. A prefeitura é parceira em viabilizar a reabertura do cinema. E entendo que o modelo que permitiu essa reabertura, parceria entre um gestor privado, apoio da prefeitura e patrocínio de uma empresa pode servir de exemplo para outras iniciativas”, concluiu.
Mobilização social
Ao todo foram necessárias 100 mil assinaturas para que o Belas Artes retomasse o funcionamento após um ano e seis meses de negociações entre prefeitura, dono do prédio, patrocinadores e antiga administração do cinema. Um grupo de cinéfilos frequentadores do local assumiu as rédeas da linha de frente de batalha pela reabertura, formando o Movimento Cine Belas Artes.

À frente da linha de batalha para a reabertura do cinema estava um grupo de cinéfilos frequentadores do Cine Belas Artes. Por três anos, passeatas, encontros, debates e um abaixo-assinado foram feitos para que o cinema reabrisse as portas criando o movimento.

O coordenador da iniciativa popular, jornalista Alberto Gonçalves, disse que a mobilização prol-cinema vai além do processo de abertura do tradicional cinema na rua da Consolação.


 “O Movimento Cine Belas Artes, a partir do momento em que foi se amadurecendo, se politizou e começou a elaborar propostas para dar sustentabilidade a uma futura reabertura do local. Entendemos que não basta abrir o cinema, precisa dar sustentabilidade para que ele tenha condições de permanecer aberto”.

Outras iniciativas
Paralelo ao processo de reabertura do Belas Artes, a empresa SP Cine, criada em parceria entre a Prefeitura, o Governo Estadual e a Ancine anunciou que disponibilizará R$ 1 milhão para a distribuição e exibição de 10 filmes produzidos no Estado de São Paulo.

A iniciativa tem como base o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Cultura onde foram apontados 50 filmes finalizados que não possuíam espaço no mercado comercial exibidor.

“Uma das salas do novo Cine Belas Artes será a sala SP Cine [Sala Aleijadinho] dedicada ao lançamento de filmes brasileiros, paulistas e focada em programações que viabilizam a colocação dessas obras no mercado”, disse o responsável pela SP Cine, Alfredo Manevy.

CPI Belas Artes
O poder público possui um papel importante na manutenção dos cinemas de São Paulo. É o que defende o vereador que atuou como presidente da CPI Belas Artes, na Câmara Municipal de São Paulo, Eliseu Gabriel (PSB).

Instalada em 14 de abril de 2012, a comissão formada por sete vereadores, tinha como objetivo investigar possíveis irregularidades no processo de tombamento do prédio em que funcionava o Cine Belas Artes. O relatório final da CPI foi entregue apenas oito meses depois do início de trabalho das investigações e concluiu, entre outros fatores, que era necessário requalificar a área urbana próxima ao cinema e declarar de utilidade pública o imóvel em que funciona o Belas Artes.

O vereador, pré-candidato a deputado federal por São Paulo, reafirmou a importância do Movimento Belas Artes para a abertura do cinema, mas disse que temia o esfriamento da pressão social com o passar do tempo. “Se não tivesse acontecido a CPI teria uma boa chance do movimento se esgotar, não ter mais o que fazer e a gente não teria mais mobilização para manter viva a luta. De um lado foi muito importante o movimento Belas Artes, popular e cultural, do outro lado foi importante também a ação da Câmara Legislativa, dos setores do Executivo”.

Eliseu Gabriel é apontado pelo prefeito Haddad como o principal mediador no diálogo entre André Sturm e o proprietário do imóvel do cinema. À época, o vereador atuava como o secretário municipal de Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, cargo que deixou em março de 2014.

domingo, 3 de agosto de 2014

BRASIL TEM UM TREMOR DE TERRA POR SEMANA,DIZ ESTUDOS DA UNIVERSIDADE SISMOLOGICA DE BRASILIA...(NEWS BRASIL)


Parece estranho para quem acredita que o Brasil está imune a esse tipo de evento, mas abaixo dos nossos pés, e em uma frequência maior do que a que estamos acostumados a ouvir, também nasce aquilo que deixa o mundo todo em polvorosa: terremotos. Ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o professor aposentado José Alberto Vivas Veloso diz que há pelo menos um tremor a cada sete dias no país e que eles nem sempre são tão inofensivos assim.
"É raro decorrer uma semana sem o registro de algum abalo sísmico no país, mas, geralmente, ele será um evento pequeno e poderá passar despercebido pelas pessoas”, disse ao G1. "Pode-se comparar o montante da energia liberada durante a ocorrência de um terremoto com uma explosão nuclear, mas apenas de forma aproximada. Assim, estimamos que todos os terremotos já registrados no Brasil liberaram energia equivalente a cerca de 20 bombas como a de Hiroshima [lançada pelos EUA no Japão durante a 2ª Guerra Mundial, matando 140 mil pessoas].”
Dados do Sistema Nacional de Registros Sísmicos apontam que Minas Gerais lidera o número de casos, com 2.599 tremores. O estado é seguido pelo Mato Grosso, que já contabilizou 1.304 terremotos, e Rio Grande do Norte, com 1.245. As medições no país começaram em 1827, com a criação do Observatório Nacional, e até agora chegam a quase 8 mil. A intensidade dos abalos é avaliada por meio da escala Richter – uma escala logarítmica de base 10, que atribui um número de 1 a 9 para quantificar a energia liberada por um sismo.
Em geral, eles começam a ser sentidos pela população quando ultrapassam os 3 pontos. Nessa faixa, já são capazes de mover mobílias e derrubar objetos de prateleiras, além de quebrar pratos e janelas e balançar sinos de igrejas. Árvores e arbustos também sofrem oscilações.
Quando atingem magnitude igual ou maior que 5, os terremotos causam trincas e conseguem derrubar construções mais frágeis. O último deles aconteceu em abril de 2008, em São Vicente (SP). O tremor, de índice 5,2 e epicentro no mar, produziu pequenas rachaduras em paredes da capital paulista e provocou o deslocamento de uma adutora em Mogi das Cruzes, deixando mais de 20 mil pessoas sem água.
"As estatísticas mostram que, para todo o Brasil, acontece um terremoto de magnitude igual ou maior a 5 a cada cinco anos, em média, e um de magnitude 7 só a cada 500 anos", explica Veloso. "Os dois maiores tremores registrados atingiram magnitudes 6,1 e 6,2 e aconteceram em 1955. Apesar de tal magnitude ser considerada moderada, um sismo deste tamanho pode produzir muito estrago dependendo de onde aconteça e das condições geológicas locais e da qualidade das construções da área atingida."
“Vivemos no meio de tanto progresso científico que é difícil explicar por que os terremotos ainda não podem ser previstos. Isso não significa que nada pode ser feito”, diz o especialista. “[No entanto] Esta previsão, chamada de longo prazo, não traz benefícios imediatos para quem está sujeito a ocorrência de grandes terremotos. Na prática, o que se quer saber é, por exemplo, onde acontecerá um grande terremoto nos próximos dois meses. Mas ninguém sabe responder isso com segurança.”
O registro mais antigo que se tem de terremoto no Brasil é de 1720, em Salvador (BA) – ele não chegou a ser mensurado por aparelhos. E, desde então, houve um único caso comprovado de morte no país por causa de abalos sísmicos: um tremor de magnitude 4,9 ocorrido em Caraíbas (MG) provocou o desabamento de casas. O madeiramento do telhado de uma delas atingiu uma menina de 5 anos, que não resistiu aos ferimentos.
Atualmente, os pesquisadores têm se dedicado a acompanhar a atividade da região de Montes Claros (MG). Somente em abril passado, foram quatro ocorrências. Os mais intensos foram sentidos no dia 6: 3,9, às 10h39, e 3,8, às 16h31.
Tremores ininterruptos
A cidade de João Câmara (RN) foi a que mais sofreu danos materiais e sociais por causa de terremotos brasileiros. A terra tremeu intermitentemente por sete anos. O maior abalo sísmico atingiu magnitude 5,1, em 30 de novembro de 1986.
"Os tremores produziram danos em 4.348 edificações, que tiveram de ser reparadas e algumas reconstruídas totalmente. Mais de 26 mil desabrigados ocasionaram problemas em cidades vizinhas e também na capital, Natal. Os prejuízos chegaram a US$ 14 milhões", explica Veloso.
Quase 25 anos depois, a cidade voltou a registrar uma sequência de tremores. Foram nove casos entre 12 e 24 de outubro de 2011, que assustaram os moradores. O mais intenso deles chegou a 2,8 na escala Richter.
Para acompanhar os abalos na área, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte ampliou o número de estações na região da falha tectônica de Samambaia, que fica na cidade. Ela é considerada a maior do Brasil.
Causas
Os tremores são geralmente causados pela movimentação das placas tectônicas – um grupo de 12 grandes blocos da crosta terrestres onde estão assentados os oceanos e continentes. O registro mais intenso aconteceu em Valdívia, no Chile, em 1960. Ele obteve 9,5 graus na escala Richter, provocando um grande tsunami que atingiu ilhas do Havaí, a dez mil quilômetros de distância.
Há ainda terremotos induzidos por atividades humanas. Falhas em projetos podem provocar abalos durante o enchimento de lagos artificiais de barragens, perfuração de minas profundas e extração de gás e petróleo.
“Na verdade, o aparecimento desses sismos é mais exceção do que regra geral. Por exemplo, das dezenas de milhares de reservatórios hidrelétricos existentes no mundo, somente alguns produziram sismos”, explica Veloso.
Medição
O Observatório Sismológico da UnB foi fundado em 1968, seguindo uma recomendação da Unesco. O objetivo era que a América do Sul tivesse aparelhos de alta sensibilidade, capazes principalmente de monitorar tremores surgidos na região andina. Atualmente, o órgão conta com 49 estações nas cinco regiões do Brasil.
O órgão conta com uma página em rede social, na qual divulga informações a respeito e também recebe relatos de suspeitas de abalos sísmicos. Coordenadora do órgão, a geóloga Mônica Von Huelson afirma que os terremotos catalogados costumam ser sentidos em um raio máximo de aproximadamente 150 quilômetros.
 “Muitos assustam-se e correm para a rua. As pessoas sentem falta de segurança. Os pratos, as louças, os vidros das janelas, os copos partem-se. Objetos ornamentais e livros caem das prateleiras. Os quadros caem das paredes. As mobílias movem-se ou tombam", diz a professora.
Desde o início da medição, foi detectado apenas um abalo sísmico com epicentro no DF (veja vídeo ao lado). Ele ocorreu na manhã de 20 de novembro de 2000 e fez com que moradores de São Sebastião acordassem sobressaltados pelo estranho movimento das camas. O tremor atingiu 3,7 pontos na escala Richter.
As causas do terremoto ainda não foram esclarecidas. Segundo o ex-chefe do observatório José Alberto Vivas Veloso, a possibilidade de a origem do tremor ter sido o resultado do desabamento do teto de uma caverna subterrânea não foi descartada.

GEMEOS QUE NASCERAM UNIDOS PELA CABEÇA COMEMORAM 10 ANOS DA CIRURGIA QUE OS SEPAROU...(NEWS EUA)


A filipina Arlene Aguirre, de 40 anos, tem motivos de sobra para sorrir: nesta segunda-feira a cirurgia de alto risco a que seus filhos gêmeos se submeteram completa dez anos. Clarence e Carl nasceram unidos pela cabeça e, aos dois anos, foram operados no Hospital Montefiore, no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos. A história dos irmãos foi destaque em jornais, revistas e programas de televisão de todo o mundo. Ao longo dos anos, a vida deles foi acompanhada pela imprensa.


Os dois meninos ainda têm a saúde frágil, mas nem de longe tanto quanto na chegada aos Estados Unidos, em 2003: eram muito doentes e subnutridos. Os dois ainda têm problemas de locomoção, mas aos poucos parecem conseguir vencê-los. Clarence e Carl também usam capacetes, já que têm o crânio bastante frágil.


A cirurgia feita para separar definitivamente os gêmeos foi precedida de vários outros procedimentos para prepará-los para a separação - normalmente, é feita uma única operação, longa. Mas, na época, os médicos optaram pelas pequenas intervenções para diminuir o tempo que os irmãos passariam anestesiados. Além disso, desse modo o risco de hemorragias e danos cerebrais seriam menores.

De acordo com os médicos, os cérebros de Clarence e Carl não estavam ligados, apenas em contato um com o outro. A membrana que envolve o órgão foi reconstruída. Após a separação, os gêmeos ainda tiveram que se submeter a outras cirurgias, uma delas para refazer seus crânios.

IPHONE 6 DE OURO;NOVO SMARTPHONE DA APPLE EM OURO 24 QUILATES AMARELO OU ROSA...LANÇAMENTO...(TECNOLOGIA)


Ostentando com iPhone 5S? Espere até ver o iPhone 6 que a Apple vai lançar em setembro. Em uma parceria com a Brikk, empresa americana de artigos de luxo, a fabricante já começou a receber encomendas do modelo do smartphone em ouro 24 quilates amarelo ou rosa. O iPhone luxuoso que fez sucesso entre as mais lidas da última quinta-feira sai por US$ 4,5 mil (cerca de R$ 10 mil). A loja também oferece versões em platina e incrustado com diamantes.

TERREMOTO NA CHINA DEIXA 175 MORTOS E MILHARES DE FERIDOS ATE O MOMENTO...(AO VIVO CHINA)


Segundo a agência chinesa Xinhua, mais de 175 pessoas morreram.
Tremor foi registrado a 11 km da cidade de Wenping.


Um terremoto de magnitude de 6,1 atingiu o sudoeste da China neste domingo (3), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De acordo com a agência chinesa Xinhua, mais de 175 pessoas morreram e 1,3 mil ficaram feridas.
O terremoto registrado no município de Zhaotong, noroeste da província, provocou o desabamento de edifícios. Moradores e as equipes de resgate trabalharam para retirar os sobreviventes dos escombros, segundo imagens divulgadas nas redes sociais.
O Centro de Terremotos da China registrou que o tremor teve magnitude de 6,5. Segundo a Xinhua, 181 pessoas estão desaparecidas.
Pelo menos 122 mortes aconteceram no distrito de Ludian, no epicentro do terremoto, de acordo com o governo local. Outras 53 pessoas morreram em Qiaojia.
Mais de 12 mil casas foram destruídas e 30 mil danificadas.


O epicentro do terremoto foi registrado a uma profundidade de 10 km e a 11 km da cidade de Wenping.

O tremor aconteceu às 16h30 no horário de Pequim (5h30, pelo horário de Brasília).
O terremoto derrubou e causou dano a muitos edifícios, em particular nas construções mais antigas e residenciais, detalhou a Xinhua. A mídia estatal chinesa disse que o abalo foi sentido mais fortemente Yunnan, assim como nas províncias vizinhas de Guizhou e Sichuan.
"Muitos edifícios sofreram danos e estamos reunindo informações sobre os mortos e os feridos", declarou à Xinhua Chen Guoyong, funcionário do governo municipal de Longtoushan, que fica no epicentro do tremor.
"Os muros de vários edifícios racharam e as tubulações de água quebraram. A energia elétrica foi cortada", escreveu na rede social Weibo (equivalente chinês do Twitter) um internauta que afirma ser morador do distrito de Ludian, próximo ao epicentro.
A imprensa estatal anunciou o envio de 2.500 soldados às áreas afetadas pelo terremoto, que se unirão a uma equipe de mais de 300 policiais e bombeiros procedentes da cidade de Zhaotong, capital do município.
Segundo o jornal "South China Morning Post", o tremor pôde ser sentido em cidades próximas, como a capital provincial, Kunming, além de em Chongqing, Leshan e Chengdu, na província vizinha de Sichuan.
Zhaotong fica a 300 quilômetros de Kunming, capital provincial, onde em setembro de 2012, um terremoto de magnitude 5,7 causou mais de 80 mortos e feriu mais de 800 pessoas.
O sudoeste da China é uma zona de frequente atividade sísmica e, nesta época do ano, também sofre com chuvas intensas, como as que no mês passado causaram inundações e deslizamentos de terra.

DOCUMENTO DO WILIKES DIZ QUE REDE GLOBO REPASSAVA SO 10% DAS DOAÇOES DO CRIANÇA ESPERANÇA PARA A UNESCO...(NEWS RIO DE JANEIRO)