BLOGGER FABIO LAZARINI

terça-feira, 20 de março de 2012

TERREMOTO DE 7,4 GRAUS ATINGE A CIDADE DO MÉXICO (WORLD NEWS)...



EPICENTRO

O USGS informou que o epicentro do tremor se localizou ao sudoeste de Ometepec, no Estado de Guerrero, a 17,5 quillômetros de profundidade, e foi bastante sentido em Oaxaca.

Segundo a rede Telemundo, ao menos duas pessoas morreram após o desabamento de um telhado em Iguala, perto da região do epicentro. Um motorista e duas mulheres também teriam se ferido após o terremoto, quando trafegavam por uma rodovia entre Acapulco e Cidade do México.

A agência Associated Press, que cita Humberto Calvo --subsecretário da Defesa Civil da cidade de Guerrero-- informou que uma terceira pessoa morreu na pequena cidade de Ixcateopan.


O executivo brasileiro Tony Volpon estava no meio de uma reunião no 16º andar de um prédio no centro da Cidade do México no momento do terremoto de 7,4 de magnitude que atingiu o país nesta terça-feira.

Ele conta que, inicialmente, o edifício se mexeu "de um lado para o outro devagar", mas que depois sofreu um abalo mais forte.

"Eu falei para os mexicanos que estava tendo um terremoto e eles disseram para sairmos. Quando levantamos, o prédio deu uma chacoalhada que eu e todos os que estávamos na sala morremos de medo.


Nós fomos levados para o chão uns 50 centímetros a frente", disse.

Segundo o brasileiro, a saída do prédio ocorreu de forma ordenada, apesar do tremor, e que algumas mulheres estavam chorando. Ele afirma que todos os edifícios da região onde estava foram esvaziados e que a situação começou a voltar ao normal duas horas após o terremoto.

"Estava em Nova York durante aquele pequeno terremoto [em agosto de 2011, quando a cidade americana foi afetada por um sismo de 5,9], mas esse daqui se você estivesse de pé, você cairia para o lado. Foi muito forte".


TERREMOTO

Por volta do meio-dia local (15h em Brasília), o terremoto atingiu uma área a 193 quilômetros ao leste da cidade turística mexicana de Acapulco, perto da costa do Pacífico, segundo informações do USGS (Centro Geológico dos Estados Unidos).

O governador do Estado de Guerrero, Ángel Aguirre, afirmou no microblog Twitter que a região de Ometepec, onde foi o epicentro do tremor, foi "seriamente afetada", apesar de não haver confirmação oficial. Em outras regiões de Guerrero foram ativados alertas sonoros de terremoto.

Em Acapulco, maior cidade e centro turístico da região, moradores e turistas ficaram nas praças e tiveram o apoio da Defesa Civil local e nacional para conter o pânico. Foram suspensos por uma hora os serviços de telefonia celular e comunicação via rádio.

Na Cidade do México, o governador Marcelo Ebrard afirmou ao jornal "El Universal" que a capital mexicana não sofreu grandes danos após o abalo, após um sobrevoo de helicóptero. Em Oaxaca, algumas estradas foram bloqueadas por deslizamentos de terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário