BLOGGER FABIO LAZARINI

terça-feira, 20 de março de 2012

GOVERNO DE SÃO PAULO RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO MONOTRILHO (SÃO PAULO)...



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou nesta terça-feira que será oficializada amanhã (21) a autorização do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), órgão vinculado ao Executivo municipal, para que sejam iniciadas as obras da linha 17-ouro do metrô, que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi, na zona oeste de São Paulo.

Governo de SP autoriza desapropriação de 51 imóveis para o monotrilho

"Já tínhamos tido a licença, mas não a de instalação, que sai amanhã [20]", disse Alckmin. Como parte dos investimentos em infraestrutura associados à preparação do país para os jogos da Copa do Mundo de 2014, essa nova linha será instalada pelo sistema de monotrilho elevado.


Ela terá uma extensão de 17,7 quilômetros (km) e 18 estações, com capacidade de transportar 252,4 mil usuários por dia.

A primeira etapa terá 8 km saindo do aeroporto e passando por trilhos elevados sobre a avenida Roberto Marinho, antiga Águas Espraiadas, rumo ao Morumbi, com previsão de atender a 43,2 mil usuários por dia.

O custo total do empreendimento foi estimado em torno de R$ 3,2 bilhões, com recursos compartilhados pelo governo do Estado e pela Caixa Econômica.

Quando o trecho estiver pronto, os passageiros poderão fazer conexões com os ramais do metrô:


linha 1-azul (na ligação das estações Jabaquara-Turucuvi); linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia); linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze); além da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

"Essa é uma surpresa muito agradável e isso nos dá margem para a assinatura da ordem de serviços", disse o secretário estadual do Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.


Segundo ele, o anúncio oficial sobre o início dos trabalhos deverá ocorrer no próximo sábado (24), em solenidade na estação Fradique Coutinho, do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário