BLOGGER FABIO LAZARINI

domingo, 6 de março de 2011

MEXICANA QUE SURPREENDEU A ACEITAR EMPREGO DE POLÍCIA EM ÁREA VIOLENTA ABANDONA POSTO,DIZ JORNAL...

Marisol Valles, de 20 anos, pediu asilo nos Estados Unidos, disseram amigos

A jovem Marisol Valles, de 20 anos, surpreendeu o mundo ao ser a única candidata – e aprovada – ao cargo de chefia de polícia de Praxedis G. Guerrero, uma pequena cidade mexicana na região do vale de Juarez, controlada pelo cartel de Juarez, um dos mais violentos do México. Agora, de acordo com o jornal mexicano La Jornada, Marisol desistiu do emprego que aceitou em outubro de 2010, pegou seu filho pequeno e pediu asilo nos Estados Unidos ante a ameaças de morte.
O jornal obteve a informação com o fiscal para a Investigação de Delitos no Estado mexicano de Chihuahua, Jorge González Nicolás. A versão foi confirmada por amigos e colegas de trabalho de Marisol que informaram não saber para qual lugar ela foi exatamente.
O Jornada detalha que a decisão de Marisol deixou muitos colegas de trabalho surpresos. Ela não avisou abertamente que estava deixando a região, apenas pediu uma licença para levar o filho de um ano para tratamento nos EUA e não voltou mais ao trabalho.

Amigos que não quiseram se identificar disseram ao jornal que Marisol vinha sofrendo pressão de traficantes para que começasse a trabalhar para eles. As ameaças eram tanto em relação à vida dela como a de seu filho pequeno.
O Departamento de Estado americano se negou a comentar o caso com o jornal mexicano, alegando que os pedidos de asilo são sigilosos. O órgão apenas destacou que tais requisições são concedidas para quem prova que existiu uma perseguição ou um temor fundamentado de perseguição no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário