BLOGGER FABIO LAZARINI

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TSUNAMIS E VULCÃO DEIXA A INDONÉSIA EM ALERTA MÁXIMO...



O VULCÃO MERAPI EXPELE LAVA E FUMAÇA,NA ILHA DE JAVA (INDONÉSIA)

O vulcão do Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção nesta terça-feira, informou o chefe da agência de vulcanologia do país, um dia após milhares de moradores terem sido retirados de vilarejos próximos, na ilha de Java.
O pico do Monte Merapi estava coberto de fumaça, de acordo com um fotógrafo da Reuters, o que tornava impossível ver se havia derramamento de lava.
No entanto, uma chuva de cinzas assustou moradores que ainda permaneciam perto do vulcão. "Eles não conseguem ver a montanha, mas as cinzas estão por toda parte, então eles estão saindo em pânico", disse o fotógrafo.
"As pessoas estão gritando. Centenas estão fugindo", afirmou, acrescentando que o local tinha um forte cheiro de fumaça.
O chefe do centro de mitigação de desastres geológicos e de vulcões na Indonésia, Surono (no país, normalmente se usa apenas um nome), disse que a erupção do Merapi começou à noite, um dia após a agência ter elevado seu alerta para o nível máximo de risco.
Não há informação sobre vítimas. As autoridades tentam desde segunda-feira retirar mais de 11 mil pessoas que moram em vilarejos nos arredores do vulcão. Uma erupção em 1994, com derrame de lava vulcânica, matou 70 pessoas. Em 1930, provocou a morte de 1,3 mil pessoas.





TERREMOTO DE 7.7 GRAUS PROVOCA TSUNAMIS NA INDONÉSIA

Há mais de 500 desaparecidos em ilhas próximas à costa de Sumatra.Ondas gigantes foram causadas por terremoto de magnitude 7,7 na véspera.

Pelo menos 108 pessoas morreram e 502 estão desaparecidas após um tsunami ter atingido várias ilhas remotas na Indonésia, segundo as autoridades locais.
A informação é de Hendri Dori Satoko, parlamentar do arquipélago Mentawai, o mais afetado pelas ondas gigantes.
Ao menos dez povoados foram destruídos, e as autoridades temem que o número de mortos aumente nas próximas horas à medida que mais informação chegue.
As ondas gigantes, de até três metros de altura que em alguns lugares avançaram até 600 metros dentro do continente, seguiram-se a um terremoto ocorrido na costa da ilha da sumatra na véspera.
TSUNAMI
O arquipélago de Mentawi, a 150 quilômetros a oeste do litoral de Sumatra e habitado por 68 mil pessoas, é formado por 70 ilhas, que há vários anos se tornaram um dos destinos do Sudeste Asiático mais visitados pelos surfistas.
A empresa de viagens "The Perfect Wave" (A Onda Perfeita), uma das muitas que promovem a prática do surfe nas Mentawi, informou por meio de um comunicado que no momento do tsunami havia 32 clientes na região.
Das 200 pessoas que moram na região de Betu Monga, só 40 foram encontradas. A maioria dos desaparecidos são mulheres e crianças.
"Temos pessoas relatando ao posto de segurança daqui que não conseguiram segurar suas crianças, que elas foram arrastadas. Muita gente está chorando", disse um funcionário local.
Em Malakopa, uma pessoa morreu, e duas estão desaparecidas. Cerca de 80% das casas estão destruídas.
A polícia está à procura dos desaparecidos e socorrendo os desabrigados.
Pelo menos dez turistas autralianos que estavam em um barco estariam entre os desaparecidos, segundo as autoridades do país.
O resort Macaronis, frequentado por surfistas na ilha de Pagai do Norte, também sofreu grandes danos. Em nota, a empresa World Surfaris disse que o resort "experimentou um grau de devastação que o tornou inoperável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário