BLOGGER FABIO LAZARINI

sábado, 30 de outubro de 2010

FIFA ESCOLHE SÃO PAULO PARA ABRIR COPA DE 2014...


MAQUETE DO ESTADIO DO CORINTHIANS EM ITAQUERA


Provável sede, futura arena do Corinthians, em Itaquera, vive impasse devido à capacidade de público: entidade exige 65 mil lugares, e projeto prevê 48 mil.

A Fifa confirmou após a reunião da última sexta-feira, em Zurique, que São Paulo vai receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. No encontro, além de Joseph Blatter, mandatário da entidade, estavam presentes o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Jérome Valcke, secretário-geral, e Rafael Salguero e Julio Grondona, membros do comitê executivo da Fifa. Em conjunto, eles bateram o martelo e garantiram a cidade no Mundial. Porém, a polêmica em torno do estádio que será utilizado está longe de ser resolvida. A informação é do jornal "O Estado de S.Paulo".
- Ficou fechado que a abertura vai ser em São Paulo, mas cabe ao Brasil agora encontrar uma solução para o estádio - afirmou Grondona.
A opção número um, a futura arena do Corinthians, em Itaquera, tem em seu projeto inicial capacidade para 48 mil torcedores. No entanto, para receber a abertura do Mundial, o local vai precisar comportar no mínimo 65 mil torcedores. E é justamente nesse ponto que começa o impasse da Fifa com o comitê organizador do Mundial. A entidade quer que os recursos para as obras de ampliação saiam dos cofres públicos. Já o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, acredita que os custos devam ser bancados pela Fifa.
Em novembro, Blatter vai visitar o Brasil e terá uma conversa com o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckimin, e como novo presidente brasileiro, que será escolhido neste domingo. A ideia é ter garantias que a cidade terá um estádio com capacidade igual ou superior a 60 mil torcedores para receber a abertura. A visita do dirigente será vital para a confirmação da cidade na Copa do Mundo de 2014.
- O estádio do Corinthians está projetado para ter pouco mais de 40 mil lugares. Não se pode ter uma abertura da Copa no estádio do Corinthians com essa capacidade. Mas o compromisso é de que terão de aumentar o locsal para possa incluir mais de 60 mil. Caso contrário, outro lugar terá de ser construído do zero - afirmou Salguero.
Na próxima semana, a Fifa e o comitê organizador da Copa do Mundo analisam vão analisar diversos aspectos técnicos da competição. A série de reuniões vão acontecer de terça-feira a sábado. O procedimento é padrão da entidade e ocorre duas vezes por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário