BLOGGER FABIO LAZARINI

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

INDONÉSIA;NÚMERO DE MORTOS POR TSUNAMI E VULCÃO PASSAM DE 343...




VULCÃO MERAPI


DESTRUIÇÃO PELAS ONDAS GIGANTES
Ao menos 400 pessoas continuam desaparecidas.Sobreviventes começam a receber ajuda, mas água limpa ainda é escassa.20 mil pessoas desalojadas
Helicópteros com suprimentos de emergência chegaram nesta quarta-feira (27) às remotas ilhas indonésias devastadas pelo tsunami que matou 282 pessoas - enquanto em outro lugar do arquipélago, a erupção de um vulcão deixou ao menos 28 mortos.

Outras 411 estão desaparecidas, disseram autoridades nesta quarta-feira. Segundo a agência nacional de desastres, mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas pelo tsunami, desencadeado por um terremoto de magnitude 7,5 que devastou vários vilarejos e um resort frequentado por surfistas.
O alto funcionário encarregado de coordenar a assistência nos casos de desastres na província de Sumatra Ocidental, Ade Edward, disse à agência de notícias Reuters por telefone que a região começou a receber alimentos e barracas, mas a água limpa é escassa e o risco de doenças está aumentando.
O presidente Susilo Bambang Yudhoyono cancelou uma curta visita que faria ao Vietnã para lidar com as crises.
As ondas gigantes, de até três metros de altura que em alguns lugares avançaram até 600 metros dentro do continente. O tremor de magnitude 7,7 foi registrado a cerca de 33 km de profundidade e a 78 km a oeste de Pagai Sul, nas Ilhas Mentawai, na noite de segunda, e destruiu casas na cidade costeira de Betu Monga e em outras localidades, segundo autoridades locais.
Vulcão

O Merapi está situado bem no meio de uma região extremamente habitada no centro da Ilha de Java. Mais de um milhão de pessoas vivem sob a ameaça de uma explosão do domo de lava, de nuvens incandescentes e lahars - avalanches de lodo formados pela fluidificação de materiais vulcânicos saturados de água, comportando-se como um fluido viscoso.
As autoridades haviam aumentado ao máximo, na segunda-feira (25), o nível de alerta ante o risco de erupção iminente.
"Ouvimos três explosões, às 18h (9h do horário brasileiro de verão), seguidas pelo lançamento de cinzas a 1,5 km de altitude e da formação de nuvens de vapor em torno" do vulcão, disse à agência France Presse Surono, encarregado da vigilância vulcanológica na Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário