BLOGGER FABIO LAZARINI

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

TURBINA DE AIRBUS A380 FALHOU E AVIÃO FEZ POUSO FORÇADO EM CINGAPURA...

O avião, com 433 passageiros e 26 tripulantes, que tinha como destino Sydney, teve um problema técnico ao sobrevoar a ilha de Batam, confirmaram autoridades da Indonésia. A empresa ainda analisa as causas da falha, e resolveu manter em terra por tempo indeterminado as aeronaves do mesmo modelo.



Turbina de Airbus A380 falhou e avião fez pouso forçado em Cingapura.Segundo passageiro, avião circulou por 2 horas para esvaziar combustível.


Os passageiros a bordo do avião A380 da Qantas que teve de fazer um pouso de emergência nesta quinta-feira (4) afirmaram ter ouvido uma grande explosão e visto chamas numa das asas do aparelho pouco depois da decolagem.
A companhia aérea indicou que o incidente não causou feridos entre os 440 passageiros e 26 membros da tripulação que viajavam no superjumbo.
"Ouvimos um barulho de explosão. Olhei pela janela e vi algumas chamas", declarou, por telefone, o passageiro Ulf Waschbusch.
A
companhia aérea australiana suspendeu o voo de seus seis Airbus A380 depois que o avião foi forçado a realizar um pouso de emergência em Cingapura, após registrar falha em uma de suas turbinas, informou a empresa aérea. A manobra não feriu passageiros nem tripulação. O Airbus 380 é o maior avião de transporte de passageiros no mundo.
"Vamos suspender todas as decolagens do A380 até que estamos totalmente confiantes de que temos informações suficientes sobre o voo QF32", informou o presidente-executivo da Qantas, Alan Joyce.
O Airbus A380, o maior no transporte de passageiros no mundo, registrou uma avaria numa das turbinas no espaço aéreo da Indonésia e teve que fazer uma aterrissagem emergencial pela manhã (horário local, madrugada no Brasil).
"Alguma coisa se rompeu na asa esquerda, era uma pequena ruptura", acrescentou.
"O avião voou em círculos durante cerca de duas horas para poder esvaziar o combustível. A bordo, todo mundo estava curiosamente calmo. Ninguém se assustou. A tripulação nos ajudou muito. Eu me senti em boas mãos".


Os primeiros passageiros do voo QF32 desembarcaram no terminal 1 do aeroporto de Changi cinco horas depois do pouso, e foram imediatamente levados de ônibus pelas forças de segurança.
"Foi uma experiência angustiante!", gritou um dos passageiros para os jornalistas enquanto era levado para o ônibus.
Tyler Wooster, de 16 anos, declarou ao canal australiano ABC que ele estava sentado perto de uma das asas do avião e que também ouviu uma explosão.
"De repente, ouvi uma grande explosão, como um grande disparo, um disparo muito forte. Não podia ver o que acontecia na turbina, debaixo da asa, mas vi que havia um grande buraco", acrescentou.
"Dez a quinze minutos depois da decolagem, ouvimos uma forte explosão, seguida por outra explosão e algo pareceu descolar-se da parte traseira da turbina", contou, por sua vez, Larry Heragy.
"O comandante veio falar conosco e disse que ia verificar o que estava acontecendo. Aterrissamos sem dificuldades", contou ainda.
"Os membros da tripulação não paravam de falar com os passageiros para nos tranqüilizar. Eles cuidaram muito bem de tudo".
"Todo mundo estava calmo. Todos estavam cuidando de todos. As mulheres que viajavam com crianças ficaram cuidando delas. Houve até algumas brincadeiras", contou Larry Heragy.
Christopher Lee, outro passageiro, disse ainda que o pouso foi feito com muita suavidade. "Viajo muito de avião e esta aterrissagem foi uma das mais suaves de que me recordo", disse.
VídeoUm vídeo feito por um dos passageiros e divulgado pela rede americana CNN capta o momento em que o piloto da aeronave avisa aos passageiros sobre um "problema técnico".
"Peço perdão, tenho certeza que vocês estão cientes que temos um problema técnico em uma de nossas turbinas. Estamos resolvendo a situação. A aeronave está segura até aqui. Vamos ter que diminuir nossa carga esvaziando combustível.
Em seguida, o piloto diz aos passageiros que o voo não seguirá adiante."Estou certo de que vocês estão conscientes de que não estamos procedendo para Sidney a esta altura", diz. "Estamos retornando para posar em Cingapura e, assim que tivermos progresso, vocês serão informados, mas até aqui tudo está sob controle. A aeronave está voando em segurança e nós retornaremos o mais breve possível com mais informações. Obrigado pela paciência."


A polícia da Indonésia examina fragmentos doAirbus A380 da Qantas coletados em diversasáreas na ilha de Batam.

NINGUEM SE FERIU

O governo australiano informou que nenhum passageiro ou integrante da tripulação se feriu durante a manobra emergencial. Também não houve tumulto durante o esvaziamento da aeronave.
“O avião aterrissou sem incidentes no Aeroporto Changi, e nenhum passageiro nem tripulante ficou ferido”, afirmou um comunicado do Ministério de Relações Exteriores da austrália.
De acordo com a imprensa indonésia, uma pequena explosão chegou a jogar fragmentos do avião no espaço aéreo da Indonésia. Pouco depois, o avião começou a despejar combustível para fazer a aterrissagem forçada, informou Tatang Kurnia, chefe do Conselho de Segurança de Transporte da Indonésia.
* Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário