BLOGGER FABIO LAZARINI

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NOVA ERUPÇÃO DO VULCÃO MERAPI MATA MAIS DE 48 PESSOAS NA INDONÉSIA...


Desde que o Merapi voltou a ser ativo, nº de mortos chega a 92.
Autoridades ampliaram para 20 km o perímetro de segurança na região.


Pelo menos 48 pessoas morreram nesta sexta-feira (5) na Indonésia após uma nova erupção do vulcão Merapi, elevando para 92 o número total de mortos desde que o vulcão voltou à atividade, há duas semanas.

Hospitais da cidade de Yogyakarta, na ilha de Java, informaram que 66 pessoas foram internadas com queimaduras provocadas pela nuvem de cinza incandescente expelida por um raio de até 13 km.

A explosão da nova erupção pôde ser escutada a 20 km de distância.

Especialistas avaliaram que a erupção desta manhã na Indonésia foi a mais forte até o momento. Eles dizem que o Merapi, de 2.194 metros de altura e cujo nome significa “Montanha de Fogo” em javanês, pode prolongar sua atividade por meses.

O Exército segue esvaziando a região, lotando caminhões com mulheres e crianças.
A localidade mais afetada desta vez foi Bronggang, onde foram registrados os 48 mortos.

As autoridades indonésias ampliaram de 15 para 20 km o perímetro de segurança com relação à cratera, e ordenaram para os habitantes deixem a região. Bronggang se encontra nessa zona, mas seus moradores não conseguiram deixar suas casas a tempo.

Cerca de 100 mil pessoas estão, há vários dias, vivendo em centros, em sua maioria situados em Yogyakarta, a maior cidade da região de Java.

Nenhum comentário:

Postar um comentário