Ainda sob os efeitos das fortes chuvas do fim de semana, o Rio Grande do Sul registrou nesta terça-feira (27) uma das mais intensas quedas de neve dos últimos anos. Segundo o serviço privado de meteorologia Metsul, o fenômeno foi registrado em pelo menos 35 cidades do Estado e em outras cinco de Santa Catarina.
A quantidade atípica de flocos causou transtornos em alguns municípios. Em Gramado, principal cidade turística da serra gaúcha, o teto do pavilhão de um centro de eventos desabou.
O local estava vazio no momento e ninguém se feriu. A prefeitura, responsável pelo centro de eventos, diz que não nevava com tanta intensidade no município desde 1994.
Pelo menos duas rodovias federais no interior gaúcho precisaram ser bloqueadas durante a madrugada devido ao acúmulo do gelo nas pistas: a BR-116, em Vacaria, e a BR-285. Outras três estradas estaduais também ficaram cobertas de neve.
Em Santa Catarina, nevou em cinco cidades da serra, de acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de SC). Em São Joaquim, o acúmulo de neve chegou a sete centímetros.
A neve atingiu a cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, na madrugada desta terça-feira (27)CHEIAS
Na região metropolitana de Porto Alegre e em cidades próximas, milhares de pessoas ainda estão fora de suas casas devido a inundações e alagamentos. Segundo o último balanço da Defesa Civil do Estado, há 8.150 desalojados ou desabrigados.
Pelo menos 40 casas foram danificadas por deslizamentos. Uma pessoa morreu afogada na segunda-feira na cidade de Montenegro.
A Prefeitura de Novo Hamburgo decretou situação de emergência nesta terça. O abastecimento de água do município foi cortado e as aulas estão suspensas pelo resto da semana.
Para a quarta-feira, a previsão é de temperaturas negativas nas regiões mais altas e geada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário