A Rússia tem agendado o lançamento na próxima segunda-feira (14) do que pode se tornar o primeiro voo russo a levar astronautas à ISS (Estação Espacial Internacional) depois do fim do programa americano de ônibus espaciais.
A tripulação, formada pelos russos Anton Chkaplerov e Anatoli Ivanichin e pelo americano Dan Burbank, embarca a bordo da Soyuz TMA-22, que sairá da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão.
A primeira tentativa de voo em que os astronautas pegam "carona" com os russos foi cancelado em agosto depois de ocorrer uma explosão do cargueiro Progress M12-M na Sibéria, um pouco após o lançamento --o primeiro acidente desde 1978.
Sem antes de chegar ao seu destino, a Progress, que carregava suprimentos, espatifou no chão depois de ocorrer uma falha no sistema de impulsão. Esse foi o quarto fracasso do programa espacial russo desde dezembro de 2010.
Depois da viagem do último ônibus espacial americano, o Atlantis, a Nasa depende das naves russas para fazer o transporte de astronautas para a ISS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário