Pesquisadores encontraram um pedaço de 12 metros do casco da embarcação, enterrado sob a areia da costa de Nagasaki.
Esta teria sido a primeira vez que o casco de um barco usado na invasão mongol foi recuperado.
Os pesquisadores da universidade de Ryukus, em Okinawa, usaram equipamento ultrassônico para detectar os restos do navio.
Os ataques frustrados contra o Japão foram um das poucas vezes que os mongóis foram derrotados do século 13. A madeira do casco foi pintada de cinza e ligada por pregos. Tijolos e armas também foram encontrados a bordo.
MISTÉRIO
Os pesquisadores dizem esperar que a descoberta os ajude a entender os motivos da vitória japonesa.
Os japoneses costumam atribuir a vitória aos ventos e tempestades que destroçaram as embarcações mongóis durante as tentativas der invasões de 1274 e 1281.
O "vento divino", ou kamikaze em japonês, foi novamente invocado para inspirar os pilotos a lançarem ataques suicidas na Segunda Guerra Mundial.
Como nômades da Ásia Central, os mongóis tinham pouca experiência no mar e usaram chineses e coreanos subjugados para construir seus navios.
A estrutura do navio lembra a das embarcações chinesas da época.
Os mongóis chegaram a desembarcar e ter algum sucesso contra os japoneses, que tinham menos habilidade no arco e flecha.
Mas em ambas as ocasiões, os mongóis e as tropas chinesas e coreanos sob seu comando tiveram que bater em retirada por causa de tufões que se aproximavam, impedindo seus planos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário