BLOGGER FABIO LAZARINI
sábado, 16 de agosto de 2014
MISSAO "HEROICA" RESGATA YAZIDIS DESESPERADOS DOS ISIS...(NEWS IRAQUE)
(CNN) - A cara de aziza de 15 anos de idade, diz tudo. Sua boca ligeiramente aberta, lágrimas escorrem pelo seu rosto enquanto ela olha em volta do interior de um helicóptero com a confusão em seus olhos. Ela parece completamente exausto, tomado pela emoção.
Ela chora toda a fuga para a segurança. A força aérea iraquiana e lutadores com o peshmerga curdos realizaram uma missão de resgate dramático segunda-feira em Monte Sinjar, levando suprimentos para Yazidis desesperadas e transportar um punhado de pessoas para fora, incluindo Aziza.
A equipe da CNN estava no vôo que levou fraldas, leite, água e comida para o local onde milhares de pessoas foram impulsionadas pela ISIS, que se chama o Estado Islâmico. Mapa: Onde está ISIS? Da CNN Ivan Watson, que estava no helicóptero, descreveu a missão como "heróico". Equipes arremessado para fora bolsas e caixas de comida de uma altura de 50 pés antes de se aproximar do chão.
"Nós pousamos em várias ocasiões curtas, e é aí que - em meio a essa explosão de poeira e caos - esses civis desesperados veio correndo em direção ao helicóptero, jogando seus filhos a bordo da aeronave A tripulação estava apenas tentando puxar o máximo de pessoas. possível ", disse Watson. Em breve, algumas das famílias presas - incluindo bebês e idosos - foram embalados no vôo.
Um homem segurava uma garrafa de água para uma bebida, mulher, tentando, com a cabeça apoiada em seu ombro. Outros não o fizeram e foram deixados para trás quando o helicóptero se afastou. "Foi caótico. Era uma loucura, mas fomos capazes de, em seguida, levantar-se com cerca de 20 civis", disse Watson.
Yazidis do Iraque foram presos, escondendo-ISIS nas montanhas Oficial curdo adverte para genocídio Yazidis, entre pequenas minorias do Iraque, são de origem curda, e sua religião é considerada uma seita pré-islâmica que chama de cristianismo, judaísmo e zoroastrismo.
Uma das mais antigas comunidades religiosas do mundo, eles sofreram muito tempo perseguição, com muitos muçulmanos se referem a eles como adoradores do diabo. Mais de uma semana atrás, eles fugiram para as montanhas circundantes, quando lutadores ISIS invadiram a cidade de Sinjar.
Agora, preso sem comida, água ou cuidados médicos no calor do verão, milhares de famílias estão precisando desesperadamente de ajuda. Um oficial sênior curdo advertiu segunda-feira do potencial de genocídio contra o povo Yazidi. Falando a Watson, da CNN, Fazil Mirani repetidamente pediu uma intervenção humanitária.
Ele estima que mais de 70 mil pessoas permanecem presos no Monte Sinjar, e que pelo menos 100 pessoas morreram até agora da desidratação e do calor. CNN não pôde confirmar de forma independente dessas estimativas. Quem são os grupos religiosos e étnicos sob a ameaça de ISIS?
'Eles voaram em tiroteio; eles voaram para fora atirando ' Os Estados Unidos na segunda-feira realizou ataques aéreos em quatro postos de controle ISIS e "vários" veículos ISIS perto do Monte Sinjar, de acordo com o Comando Central dos EUA.
"Nossas aeronaves permanecem posicionados para atacar todas as forças terroristas ao redor da montanha que ameaçam a segurança dessas famílias", o presidente Barack Obama disse no mesmo dia. "Estamos trabalhando com parceiros internacionais para desenvolver opções para trazê-los para a segurança." Voltar para o helicóptero, o alívio dos já resgatados era palpável.
A multidão a bordo caiu em prantos enquanto o helicóptero decolou. As mulheres jovens e velhos, e mulheres, civis e militares - todos gritaram com a intensidade do momento. Gunners tiveram que abrir fogo para o chão, a fim de torná-lo longe do ISIS.
"Eles voaram em tiroteio, eles voaram para fora de tiro", relatou Watson. "Não havia um olho seco na aeronave." Quem são os Yazidis? Por que ISIS querer matá-los?
entenda melhor sobre YAZIDIS E ISIS...quem sao ?
Em uma igreja em Irbil, de 40 dias de idade, Yeshua se encontra dormindo em um berço, sua irmã brincando de balanço dele. É uma cena calma. A mãe cuida deles, mas seu rosto mostra o medo e desespero muitas minorias iraquianas têm sentido nos últimos dias.
O grupo militante sunita ISIS, que se chama o Estado Islâmico, foi steamrolled para o norte do Iraque, obrigando centenas de milhares de minorias de suas casas. Os militantes decapitado alguns que não vai se curvar à sua vontade e estão "colocando a cabeça das pessoas em pontos" para aterrorizar os outros, disse um alto funcionário do governo norte-americano.
Cerca de 40 mil yazidis são presos no topo do Monte Sinjar com poucos recursos; muitos apenas com as roupas em suas costas, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse em um discurso na quinta-feira à noite.
"Essas famílias inocentes são confrontados com uma escolha horrível", disse Obama. "Descer a montanha, para serem abatidos, ou ficar e morrer lentamente de fome e sede."
Então, quem são essas pessoas que estão sendo ameaçados pelo Estado Islâmico? E por que os militantes islâmicos têm-los em suas miras?
os yazidis
Os yazidis são um dos menores e mais antigas minorias religiosas monoteístas do mundo. Sua religião é considerada uma seita pré-islâmica que chama de cristianismo, judaísmo e da antiga religião monoteísta do zoroastrismo.
Yazidis adorar um Deus e honrar sete anjos. Ao contrário de muçulmanos e cristãos, eles rejeitam a idéia de pecado, o diabo e o próprio inferno.
Muitos muçulmanos consideram como adoradores do diabo, porque os Yazidis reverenciar um anjo que, a tradição se mantém, se recusou a obedecer a Deus.
Suas diferenças religiosas fizeram-lhes um alvo para a perseguição ao longo da história, mais recentemente, durante a guerra dos EUA no Iraque - em 2007, mais de 700 pessoas morreram quando homens-bomba atacaram uma aldeia yazidi. Antes disso, eles foram alvejados durante séculos sob o domínio do Império Otomano.
Yazidis do Iraque presos, escondendo-ISIS nas montanhas
O presidente Obama e a secretária de Estado dos EUA John Kerry disse que se os Yazidis não são protegidos, o seu abate poderia subir rapidamente a um genocídio.
Para ajudar as pessoas presas, os EUA enviaram-los airdrops humanitárias. Obama autorizou ataques aéreos contra os lutadores Estado islâmico que ameaçam os Yazidis lá.
2013 Relatório sobre Liberdade Religiosa Internacional do Departamento de Estado dos EUA estima que cerca de 500 mil yazidis vivem no norte do Iraque, o que representa menos de 1% da população do país. Outro 200.000 vivem em outras partes do mundo, de acordo com o site YezidiTruth.org.
Assim como os curdos, que em sua maioria residem em norte do Iraque, muitos na cidade de Sinjar, na província de Nínive noroeste, na fronteira com a região curda do Iraque. A província é o lar de a maioria árabes e curdos, que disputavam o controle sobre ele durante séculos.
Iraquiana Yazidi legislador: "Centenas de meu povo está sendo abatido '
Mas Yazidis também residem na Turquia, Síria, Armênia, Irã e partes da região do Cáucaso. As pessoas falam curdo e são de origem curda, mas a maioria se consideram etnicamente distinta.
Os cristãos iraquianos
Antes de ser alvejado por ISIS, uma enorme porção - alguns dizem até metade - dos cristãos do Iraque deixou o país no início da guerra dos Estados Unidos em 2003, a Al-Qaeda no Iraque, que precedeu ISIS, brutalmente alvejado a minoria cristã do país.
De acordo com o Departamento de Estado, líderes cristãos e organizações não governamentais estimam que há areapproximately 500.000 cristãos no Iraque - uma figura que diminuiu em quase 300 mil nos últimos cinco anos. Em um ponto, havia mais de um milhão de cristãos que vivem no Iraque.
A maioria dos cristãos iraquianos são caldeus, que são comunicantes com a Igreja Católica Romana. Eles residem predominantemente no norte do Iraque.
O grupo dissidente da Al Qaeda, assumiu o controle da maior cidade cristã do país, Qaraqosh. E no mês passado, os cristãos na segunda maior cidade do país, Mosul, foram informados de que devem se converter ao Islã, pagar uma multa ou rosto "morte pela espada."
"Comunidades cristãs são particularmente afectados: um povo que fogem de suas aldeias por causa da violência que grassa nestes dias, causando estragos em toda a região", disse o reverendo Federico Lombardi, porta-voz do Papa Francisco.
O Papa disse no Twitter: "Peço a todos os homens e mulheres de boa vontade para se juntar a mim na oração para os cristãos iraquianos e todas as populações vulneráveis."
turcomano
A maioria dos turcomanos do mundo, um de língua turca, as pessoas tradicionalmente nômades, vivem no Turcomenistão e no resto da Ásia Central.
Mas uma pequena minoria deles podem ser encontrados no Oriente Médio, principalmente no norte do Iraque, Irã e Turquia.
eO cidade de Tal Afar, cuja população é maioritariamente constituído por turcomanos, foi pego no fogo cruzado da violência sectária entre xiitas e sunitas durante a recente guerra do Iraque - um atentado suicida matou 150 pessoas em 2007 A população da cidade diminuiu de cerca de 200.000 para 80.000, em apenas alguns anos.
Turcomano sunitas compõem 1% a 2% da população do Iraque, de acordo com o Departamento de Estado. Um pequeno grupo de xiitas turcomanos vivem lá, também.
xiitas
Apesar do risco ISIS representa para Yazidis, turcomanos, cristãos e outras minorias do país, o risco para a maioria de muçulmanos xiitas no Iraque é muito mais difundida.
Em sua busca para criar um califado islâmico que se estende da Síria para o Iraque, ISIS tem como alvo os xiitas em ambos os países.
Em junho, o grupo alegou no Twitter que matou pelo menos 1.700 xiitas em junho. ISIS também está lutando contra presidente sírio
As forças de Bashar al-Assad, na Síria. Assad é um membro da seita alauíta, no ramo do islamismo xiita.
Como muitas das minorias na província de Nínive, xiitas e alauítas foram rotulados como infiéis por ISIS.
Xiitas superam os sunitas no Iraque como um todo.
Mais de Bagdá é predominantemente xiita, mas grande parte dos territórios oeste e norte do Iraque contêm populações maioria sunita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário